Como eliminar conserva caseira estragada
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
É um bom hábito verificar suas conservas caseiras pelo menos uma vez a cada seis meses para conferir se estão estragadas. Um dos sinais mais comuns é um selamento violado ou uma tampa inchada. Isso significa o crescimento de fermentação e bactérias. Vestígios de alimento seco no vidro, bolhas de ar, crescimento de mofo ou odores e cores desagradáveis são todos indícios de que o conteúdo do pote passou de sua validade. De acordo com o "United States Department of Agriculture" as conservas de alimentos caseiros devem ser descartados imediatamente de forma a evitar que os patógenos perigosos se espalhem.
Step 1
Remova a tampa do recipiente e coloque-o cheio em uma panela grande no fogão. Tenha cuidado para não respingar o conteúdo.
Step 2
Lave suas mãos com água e sabão por 30 segundos.
Step 3
Cubra o recipiente e sua tampa com água pelo menos 3 cm acima deles. Derrame a água vagarosamente. Evite respingos que podem espalhar o alimento contaminado.
Step 4
Ferva a água por 30 minutos.
Step 5
Deixe a água esfriar em temperatura ambiente.
Step 6
Esvazie todo o conteúdo da panela (alimento, tampa e tudo) em um saco de lixo duplo.
Step 7
Borrife todas as superfícies que tiveram contato com o alimento (incluindo a panela e a bancada) com uma solução de uma parte de alvejante e cinco partes de água. Deixe a mistura desinfetar por cinco minutos e, em seguida, limpe-a com uma esponja. Elimine a esponja no saco de alimento do passo seis. Faça um nó duplo e jogue-o fora.
Referências
Advertência
- Nunca prove alimento que você suspeita estar estragado. É melhor prevenir do que remediar. Se suspeitar que a conserva caseira está deteriorada mas não tiver certeza, jogue-a fora de qualquer forma. Alimentos estragados podem lhe deixar muito donte, e os de baixa acidez como tomates são muito perigosos porque podem conter botulismo, mesmo sem demonstrar sinais evidentes de deterioração.
- Evite jogá-los no lixo comum. A conserva pode ser ingerida por animais ou pessoas, fazendo com que fiquem gravemente doentes ou até resultando em morte.
Sobre o Autor
Based in Houston, Texas, Meg Butler is a professional farmer, house flipper and landscaper. When not busy learning about homes and appliances she's sharing that knowledge. Butler began blogging, editing and writing in 2000. Her work has appered in the "Houston Press" and several other publications. She has an A.A. in journalism and a B.A. in history from New York University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images