Como fazer o encanamento de uma lavanderia

••• Barry Austin Photography/Stockbyte/Getty Images

Um dos cômodos mais importantes na casa é a lavanderia. É também um dos lugares que exige algum planejamento devido ao necessário e constante fornecimento de água. Este artigo irá cobrir aspectos importantes do encanamento de uma lavanderia.

Passo 1

Garanta que as águas residuais sejam devidamente drenadas para que os odores não infiltrem no ambiente. Fazer a drenagem de uma máquina de lavar para um tanque não é uma boa ideia, pois você correrá o risco dele transbordar. Use um cano de 5 cm feito de ferro fundido, um tubo vertical de cobre, ou um de PVC que tenha 8 cm. Inclua também um acesso de "limpeza".

Passo 2

Instale um tubo de cobre que tenha um diâmetro de 2 cm para cada máquina de lavar e inclua um registro gaveta de 2 cm para a água quente e fria para cada máquina. Você também deve incluir uma válvula de retenção de acordo com as especificações da sua área.

Passo 3

Instale controles que garantam que a temperatura da água quente permaneça em torno de 50 e 60ºC. A temperatura da água fria não deve ser inferior a 2ºC.

Passo 4

Mantenha a pressão da água entre 28 e 170 m.c.a ( metros de coluna d'água) para a máquina de lavar roupa quando for fazer o encanamento de uma lavandaria. Certifique-se também que o fluxo de água não fique abaixo de 17 litros/minuto.

Passo 5

Forneça de 226 litros a 302 litros de "reserva rápida de água quente" para uma a duas máquinas de lavar. Se você tiver mais de duas máquinas, adicione mais 75 litros. Se você tem água quente o suficiente de uma fonte que é central, então não há com o que se preocupar.

Passo 6

Coloque um ralo de chão de 5 cm ou mais no meio da lavandaria e certifique-se de que o piso se incline em direção a ele, para que possa escorrer com facilidade.

Mais recentes

×