Como endurecer madeira tipo balsa

••• Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

A balsa é uma madeira macia e esponjosa, conhecida por ser tão leve que pode ser moldada com uma faca, ao invés de uma serra. Entretanto, em alguns casos a maciez dessa madeira pode se tornar um problema em estruturas que precisem de um pouco mais de robustez. Combine o melhor dos dois mundos, fortalecendo pedaços de madeira balsa após estarem cortados ou adicionando camadas duplas de madeira na estrutura.

Método 1

Passo 1

Corte a madeira balsa nos formatos que você precisa para realizar seu projeto. Dessa maneira, você consegue realizar essa etapa enquanto a madeira se mantém fácil de ser cortada.

Passo 2

Ponha o endurecedor de madeira na bandeja descartável. Coloque o produto até conseguir uma profundidade suficiente para submergir a maior peça de madeira que você cortou.

Passo 3

Submerja cada uma das peças de madeira no produto usando pinças grandes (faça isso uma de cada vez ou todas ao mesmo tempo, dependendo do tamanho do pote), revestindo-as completamente. Mantenha as peças sob o endurecedor até que pequenas bolhas saiam da madeira esponjosa. Remova as peças após as bolhas pararem de subir e a madeira não puder mais absorver o líquido.

Passo 4

Deixe as peças de madeira sobre um papel encerado. Deixe-as secarem de acordo com as instruções do verniz, permitindo que cada lado da madeira tenha o tempo apropriado para secar antes de ser virada.

Método 2

Passo 1

Corte dois pedaços de madeira iguais para cada peça do seu projeto. Corte a segunda peça de maneira espelhada à primeira, permitindo que elas sejam prensadas juntas.

Passo 2

Usando um pincel, revista cada um dos pares com uma camada de resina epóxi. Use uma camada fina, mas que cubra a peça totalmente. Se a madeira for muito grande ou a resina muito espessa para se aplicar, aplique-a sobre os bordas externas da madeira.

Passo 3

Cole os dois pedaços de madeira. Pressione as peças uma contra a outra, alinhando as laterais e segurando-as firmemente. Mantenha as peças unidas até que o epóxi seque ou deixe a madeira descansar lateralmente, deixando a gravidade pressioná-la.

Mais recentes

×