Como saber se um pepino estragou
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
Os pepinos adicionam um sabor refrescante e crocante em saladas e sanduíches. Misture-os com tomates, queijo feta e azeitonas pretas para uma salada grega tradicional, ou preserve-os com vinagre e sal para picles. Use apenas os frutos frescos e de alta qualidade para ter os melhores resultados. O principal indicador de um pepino fresco é sua textura. Eles devem estar firmes e crocantes, com um sabor suave e limpo. Os pepinos são basicamente água e, com o tempo, ficam moles e insossos.
Step 1
Pegue e sinta o pepino. Ele deverá ser firme e liso. Se estiver macio, mole ou com caroços, significa que começou a estragar e não terá um gosto bom.
Step 2
Inspecione a casca para encontrar sinais de mofo ou deterioração, como uma película branca ou cinza. Corte o pepino. O interior deverá estar firme e verde-claro. As sementes de um pepino fresco são suaves e quase translúcidas. Sementes duras, amarelas ou brancas indicam que o fruto está velho.
Step 3
Corte o pepino e cheire-o. Os frutos frescos têm um perfume fresco e limpo. Um cheiro amargo indica que ele está estragado.
Referências
- University of Illinois Extension; Pepino; Ron Wolford, et al. [em inglês]
- World's Healthiest Foods: Pepinos [em inglês]
- "The Garden Primer;" Barbara Damrosch; 2006
Recursos
Dica
- Colha os pepinos de sua horta quando eles não tiverem mais de 20 cm. Eles deverão estar uniformemente verdes e firmes. Se você esperar até que fiquem amarelos ou muito longos, a poupa ficará dura, fibrosa e insossa. Verifique a fileira de frutos diariamente, pois podem dobrar de tamanho em apenas um dia.
- Regue o solo com frequência para mantê-lo úmido durante a estação de crescimento. As condições secas deixam o pepino amargo.
- Ao comprar pepinos no mercado, escolha os pequenos, firmes e com pele lisa. Procure pelos que estejam em uma embalagem refrigerada. Evite os enrugados, ensopados de água ou amarelos. Os pepinos produzidos comercialmente, muitas vezes são revestidos com uma cera comestível para preservá-los e deixá-los com brilho. Se desejar, retire as cascas revestidas de cera.
- Guarde os frutos na geladeira por três a cinco dias. Use como adubo ou jogue fora os que estiverem estragados.
- Misture o pepino com hortelã, ervilhas e vinagrete de arroz para uma salada rápida e refrescante, ou adicione-o em uma salada de atum ou frango para um sabor agradável.
Sobre o Autor
Julie Christensen is a food writer, caterer, and mom-chef. She's the creator of MarmaladeMom.org, dedicated to family fun and delicious food, and released a book titled "More Than Pot Roast: Fast, Fresh Slow Cooker Recipes."
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images