Como enfaixar a pata de um cachorro com um dedo quebrado
Thinkstock/Stockbyte/Getty Images
Saber como enfaixar a pata quebrada de um cachorro pode ser crucial se uma lesão ocorrer fora do horário comercial do veterinário. Esse importante conhecimento pode manter o dedo no lugar e prevenir mais lesões até que um cuidado veterinário apropriado possa ser obtido, pois até mesmo algo tão pequeno como um dedo quebrado pode ser fatal, se não for tratado. Aplicar uma faixa de estilo Robert-Jones pode ajudar a minimizar a dor e inchaço até que você consiga contatar o consultório de seu veterinário.
Instruções
Step 1
Abra cada um dos dedos do cachorro. Coloque uma quantidade de acolchoamento de algodão entre cada dedo que seja suficiente para manter todos os dedos afastados um do outro. Isso varia para cada cachorro, dependendo do tamanho e comprimento dos dedos. O acolchoamento é semelhante ao algodão comum e pode ser obtido na maioria das farmácias locais.
Step 2
Restrinja o cão. Peça ajuda a um amigo para posicionar o cachorro com a pata quebrada em sua direção, facilmente acessível.
Step 3
Coloque estribos de fita adesiva médica com o lado adesivo para cima, contra todo o comprimento da perna afetada do animal. Os estribos devem ter o dobro do comprimento da perna para que a fita possa ser dobrada em cima da faixa após sua colocação, para mantê-la fixa no lugar.
Step 4
Enrole algodão hidrófilo em volta do dedo quebrado, em volta da pata e o máximo possível na perna, preferivelmente até o quadril. Desenrole o algodão hidrófilo conforme você trabalha, tomando um cuidado extra para prevenir pedaços desiguais. Aplique mais algodão em volta da curva ou cotovelo onde existe mais músculo do que gordura; isso protege a pele de seu cachorro de irritação ou do desconforto que possa ocorrer.
Step 5
Use um faixa elástica de gaze para enfaixar mais uma vez em volta da perna. Assegure-se de terminar a faixa o mais alto possível na perna. Não aplique pressão demais. Enrole quaisquer áreas que estejam estufadas. Isso ajuda o algodão a se ajustar no local. Deixe vários dedos, exceto o quebrado, disponíveis para visão. Isso assegura que você possa monitorar os dedos para circulação observando a cor, temperatura e sensibilidade dos mesmos.
Step 6
Adicione outra camada de algodão em volta do membro, para deixar mais acolchoado. Coloque outra camada de faixa elástica de gaze. É necessário enfaixar a perna toda para evitar que o cachorro deposite seu peso no dedo quebrado assim como para manter a faixa no lugar.
Step 7
Dobre os estribos de fita adesiva por cima da faixa para garantir que não saia do lugar. As peças da fita devem se encontrar embaixo da pata do cão.
Step 8
Aplique uma cada de faixa à prova d'água, que pode ser obtida em lojas de animais, consultórios veterinários e catálogos de produtos para animais. Em uma situação de extrema emergência quando não houver faixa à prova d'água disponível, uma fina camada de fita elétrica ou isolante pode ser usada.
Referências
- "Clinical Textbook for Veterinary Technicians"; Joanna Bassert, Dennis McCurnin; 2009 [em inglês]
- "Minor Veterinary Surgery: A Handbook for Veterinary Nurses"; Julian Hoad; 2008 [em inglês]
- "Animal Restraint for Veterinary Professionals"; CC Sheldon DVM, MS; 2006 [em inglês]
Recursos
Dica
- Verifique a faixa diariamente procurando cheiros ruins, irritação, umidade e mudança na posição. Cheque os dedos de seu cão para ver a cor, temperatura e inchaço.
- Sempre siga as instruções de seu veterinário para enfaixar adequadamente a pata de seu cachorro.
- Desde que a faixa não esteja escorregando, permaneça em ordem e seca e os dedos pareçam estar saudáveis, sem sinais de desconforto para o animal, a faixa Robert-Jones pode ser deixada no local por até duas semanas.
- A faixa Robert-Jones é um estilo usado para imobilizar temporariamente feridas e fraturas abaixo do cotovelo, incluindo as patas e dedos. Mesmo que a intenção primária da faixa seja imobilizar as extremidades do animal, ela também estará enrolada até o quadril do cachorro.
Advertência
- A faixa deve estar solta o bastante para permitir a circulação normal na perna, mas firme o bastante para resistir a qualquer marcação ou deformidade quando sujeita à pressão de seus dedos. Se esse não for o caso, a circulação pode ficar comprometida e complicar a cicatrização da ferida.
- Se o membro estiver recebendo uma quantidade apropriada de circulação, as patas estarão mornas, não quentes ou frias, sensíveis ao toque e terão a coloração normal de seu cão.
- Qualquer deslizamento da faixa deve ser arrumado imediatamente para manter a circulação adequada.
Sobre o Autor
Elizabeth Tumbarello has been writing since 2006, with her work appearing on various websites. She is an animal lover who volunteers with her local Humane Society. Tumbarello attended Hocking College and is pursuing her Associate of Applied Science in veterinary technology from San Juan College.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Stockbyte/Getty Images