Como engrossar um estrogonofe de carne

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

O estrogonofe de carne é uma delícia da culinária russa clássica e recebe esse nome em homenagem ao Conde Pavel Stroganov, que popularizou esse prato saudável. Tiras de carne são cozidas em um molho espesso e servidas sobre uma porção de macarrão ou arroz. Essa receita é muito fácil de preparar; você também pode adicionar seus temperos favoritos, como molho inglês ou vinho branco, e tornar essa refeição ainda mais aprazível. Ou, se quiser apenas engrossar o molho, use amido de milho, em vez de farinha de trigo, para criar um molho cremoso e apetitoso.

Preparo

Passo 1

Corte 450 g de carne magra em tiras finas de 5 cm. Coloque-as em uma tigela e tempere-as com 1/2 colher de chá de sal e pimenta moída. Deixe marinar na geladeira por duas horas.

Passo 2

Aqueça 1 colher de sopa de azeite de oliva em uma panela sobre fogo médio. Refogue as fatias de carne marinadas por cinco minutos. Vire as fatias, para cozinhá-las uniformemente. Retire a carne cozida da panela e reserve-as em uma tigela.

Passo 3

Despeje mais 1 colher de sopa de azeite na mesma panela. Adicione 1/4 de xícara de cebola picada e refogue até amaciá-las. Misture 450 g de cogumelos fatiados, polvilhe 1/4 de colher de chá de noz-moscada em pó e 1/2 colher de chá de manjericão em pó. Cozinhe por mais cinco minutos.

Passo 4

Retorne as fatias de carne cozida para a panela e misture bem com os outros ingredientes. Despeje 1 xícara de iogurte desnatado sem sabor ou creme de leite, misture delicadamente e deixe cozinhar por três minutos.

Passo 5

Em uma tigela, misture 3 colheres de chá de amido de milho com 1/4 de xícara de água quente para preparar uma pasta semissólida. Mexa bem, para dissolver o amido completamente e evitar que ele se aglutine quando misturado ao molho.

Passo 6

Adicione a pasta de amido de milho à panela, mexendo lentamente, para incorporá-la totalmente ao molho. Cozinhe por três minutos, retire do fogo e sirva quente.

Mais recentes

×