Como ensinar um gatinho a beber em um pires?

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Quando um gato atinge 4 semanas você precisa que ele pare de beber o leite da mamadeira e comece a beber de um pires, assim pode-se começar a pôr comidas sólidas no prato raso. Um filhote desmamando também precisa aprender a beber água fresca no pires para obter a hidratação necessária. Na hora que o gato atingir 10 semanas ele precisa entender totalmente como beber e comer de um prato para obter a nutrição e fluidos que necessita, de acordo com o site da Purina.

Passo 1

Posicione dois pires no chão do quarto do gato, pouco distantes um do outro, sobre toalhas ou jornais. Use pires rasos e opacos, largos os suficiente para que os bigodes do animal não toquem as bordas enquanto bebe.

Passo 2

Misture o leite de acordo com as instruções do rótulo, caso esteja utilizando leite em pó. Ponha-o na mamadeira e a coloque dentro de uma tigela de água quente para esquentá-la.

Passo 3

Teste o leite na parte interna do seu pulso para garantir que esteja morno, mas não quente, entre 36 e 38 graus Celsius. Ponha-o em um dos pires. Encha o outro com água fresca.

Passo 4

Leve o gato ao pires contendo o leite quente. Molhe seu dedo com o líquido e toque no nariz ou boca do animal. Isso vai incitá-lo a lamber o leite e entender que sua comida está no prato, não na mamadeira.

Passo 5

Molhe seu dedo no leite, coloque-o na frente do nariz do seu gato e deixe-o lamber. Repita esse procedimento de quatro a cinco vezes seguidas.

Passo 6

Deixe que o filhote suba no pires ou mergulhe suas patas enquanto bebe. Enquanto seu gato explora seu novo prato de comida, ele vai querer testar através do toque para entender sua nova fonte de alimento. Depois que ele beber o leite, ponha-o em frente ao pires com água, molhe seu dedo e toque na boca do animal. Repita o procedimento até que o veja bebendo a água assim como o leite.

Passo 7

Remova o leite após 15 a 20 minutos e lave o prato em água quente e sabão. Troque a toalha ou jornal. Deixe o pires de água sempre disponível para que o gato possa beber e se manter bem hidratado.

Mais recentes

×