×
Loading ...

Como Equilibrar o pH de um Xampu Caseiro

O equilíbrio do pH é um indicador da acidez ou alcalinidade de uma substância. O cabelo e a pele têm um pH que varia entre 4,5 a 5,5. O pH de um xampu pode ser manipulado para obter resultados específicos. Os xampus clareadores são ligeiramente alcalinos, enquanto os xampus condicionadores são ligeiramente ácidos. Se você fizer seu próprio xampu caseiro, é importante prestar atenção ao nível de pH e ajustá-lo de acordo com o tipo de xampu que você estiver fazendo.

Instruções

    Como Equilibrar o pH de um Xampu Caseiro

  1. Misture o xampu caseiro de acordo com a sua receita favorita.

    Loading...
  2. Use um papel de tornassol ou Nitrazina para determinar o pH do xampu. O xampu é naturalmente alcalino e você precisa adicionar ácido para reduzir o pH ao pH do cabelo, situado no intervalo entre 4,5 a 5,5. Se você quiser um xampu clareador, deixe o pH ficar um pouco acima do intervalo de 4,5 a 5,5.

  3. Encha um conta-gotas ou pipeta com suco de limão ou de lima ou ácido lático. O ácido é adicionado ao xampu caso o nível do pH seja alto e você queira um xampu com um pH similar ao do cabelo.

  4. Pingue uma gota do xampu e misture completamente. Teste o pH do xampu novamente com o papel de Tornassol ou de Nitrazina.

  5. Continue a adicionar suco de limão, lima, ou ácido lático até obter o pH desejado. Um pH na faixa de 4,5 a 5,5 estará e m equilíbrio com o pH do cabelo. Um pH ligeiramente mais baixo condicionará o cabelo, enquanto um pH mais elevado atuará como um xampu clareador.

Loading...

Dicas

  • Uma receita para fazer xampu caseiro é adicionar 28,3 g de sabão em barra neutro ralado a 226,7 l de água destilada fervente e deixar ferver por cinco minutos.

O que você precisa

  • Xampu Caseiro
  • Papel de Tornassol ou Nitrazina
  • Suco de limão, lima ou ácido lático
  • Conta-gotas ou pipeta

Referências

Loading ...
Loading ...