×
Loading ...

Como erradicar a ferrugem da hortênsia Nikko Blue

Existem aproximadamente 23 espécies de hortênsias. A popular Nikko Blue é um arbusto com flores arredondadas e grandes folhas verdes. Quando plantado em solo ácido, o arbusto produz lindas flores azuis. A Nikko Blue pode alcançar até 2 metros de altura e floresce do verão ao início do outono. Essas plantas resistentes são vulneráveis à ferrugem, que se desenvolve na parte inferior das folhas, em forma de pequenas manchas de coloração alaranjada. Esfregá-las pode libertar o pó da folha, que contém esporos de fungos e facilmente se espalham.

Instruções

Como erradicar a ferrugem da hortênsia Nikko Blue (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Remova e destrua todas as folhas contaminadas, da planta e dos arredores, e limpe todas as que caíram. Pode durante o final do verão, ou início do outono, quando as plantas já não estiverem mais florescendo. Você deverá podar todas as folhas, bem como flores e caules que estiverem infectados. Não corte os novos brotos, uma vez que eles deverão florescer no próximo ano.

    Loading...
  2. Considere levar a planta para um local mais favorável, com melhor circulação de ar, drenagem e exposição ao sol. As hortênsias preferem o sol da manhã e sombra à tarde. Contudo, se a planta estiver completamente coberta de ferrugem, é melhor descartá-la para que a doença não se espalhe por todo o seu jardim.

  3. Mantenha-a úmida, mas não regue as flores e folhas, isso ajudará a espalhar o fungo pela planta. Além disso, faça a rega durante o dia, assim as plantas terão tempo para secar antes do anoitecer. Lembre-se de que esse fungo se desenvolve quando a planta está ressecada ou molhada demais.

  4. Aplique um fungicida feito especificamente para tratar e prevenir a ferrugem. Borrife-o com uma mistura de enxofre que pode ser encontrada em uma loja de jardinagem. Tire as suas dúvidas com os jardineiros profissionais que trabalham lá, sobre o que deve ser usado no seu jardim, quais toxinas fazem parte do produto e com que frequência você deve aplicá-la.

  5. Siga as instruções da embalagem; não use o produto quando as temperaturas estiverem acima de 25 ºC ou 27 ºC) e aplique no fim da tarde para evitar a luz solar direta. Além disso, não aplique essa mistura durante a floração. Lembre-se, esse fungo costuma se desenvolver no final da estação e raramente mata as plantas.

  6. Verifique se os fungicidas e fertilizantes que você usa não são tóxicos para você, seus filhos ou animais de estimação. Leia a embalagem e procure informações sobre o produto em websites focados em informações ao consumidor.

Loading...

Dicas

  • Ao lidar com fungos e pesticidas, proteja-se com luvas para jardinagem.
  • Para plantas cultivadas em solos ácidos, use fertilizantes orgânicos.
  • O fungo se desenvolve graças ao ambiente; solos muito secos ou muito molhados, sombra ou nitrogênio em excesso, solo compactado e reações ao replantio.

Aviso

  • Outras doenças e insetos comuns são manchas foliares, oídio, pulgões, besouros e aranhas vermelhas.

O que você precisa

  • Tesoura de poda
  • Mangueira
  • Fungicida

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...