Como escrever uma carta de demissão por motivos pessoais

••• Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Os motivos pelos quais você se demite são menos importantes do que a formulação de sua carta de demissão. Se você conseguiu outro emprego com melhor remuneração ou se não suporta seu supervisor atual, é tentador escrever uma carta ríspida e honesta. Infelizmente, essas demonstrações de sinceridade o assombrarão no futuro, durante uma conferência da associação industrial ou quando precisar de uma referência para potenciais clientes. Você nunca sabe de quais pontes precisará no futuro, sendo assim, poupe o seu discurso e deixe a empresa graciosamente e sem desavenças.

Passo 1

Aborde seu supervisor ou representante designado do setor de recursos humanos com uma saudação profissional, como "Prezado Sr. José da Silva".

Passo 2

Escreva uma ou duas frases breves informando a sua decisão de se demitir e quando pretende deixar a empresa. Um exemplo é "Por favor, aceite minha carta de demissão do cargo de Diretor Adjunto de Vendas da Região Sul. Meu último dia de trabalho nessa empresa será dia [ trinta dias, de acordo com a legislação, é o prazo de aviso necessário]". Algumas empresas podem dispensá-lo do cumprimento do aviso por cortesia profissional.

Passo 3

Escreva um novo parágrafo declarando, em poucas frases, que o seu pedido de demissão é devido a motivos pessoais. Inclua especificidades somente se suas razões forem verdadeiramente pessoais, como a doença de um dos pais, um novo trabalho do cônjuge ou seu retorno aos bancos escolares. " Minha demissão de meu cargo atual é devida ao meu desejo de prosseguir meus estudos em nível de pós-graduação" Se as suas razões forem mais controversas, basta escrever: "Minha renúncia à minha posição atual é por motivos pessoais". O parágrafo deve ter no máximo três ou quatro linhas. Não é necessário detalhar longamente uma batalha familiar para retornar à sua cidade de origem do outro lado do país.

Passo 4

Conclua sua carta com uma nota positiva de gratidão, mesmo que não seja esse o seu sentimento atual. Use o exemplo: "Quero agradecer a todos pelas experiências de aprendizagem que tive nessa empresa. Apreciei ser parte do grupo de funcionários do [nome do departamento ou divisão] e trabalhar com [nome do supervisor]". Seja breve, mas otimista, e abstenha-se de fazer comentários negativos sobre seus colegas de trabalho, a organização ou o seu supervisor.

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