Como escrever uma carta de demissão por motivos pessoais
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Os motivos pelos quais você se demite são menos importantes do que a formulação de sua carta de demissão. Se você conseguiu outro emprego com melhor remuneração ou se não suporta seu supervisor atual, é tentador escrever uma carta ríspida e honesta. Infelizmente, essas demonstrações de sinceridade o assombrarão no futuro, durante uma conferência da associação industrial ou quando precisar de uma referência para potenciais clientes. Você nunca sabe de quais pontes precisará no futuro, sendo assim, poupe o seu discurso e deixe a empresa graciosamente e sem desavenças.
Step 1
Aborde seu supervisor ou representante designado do setor de recursos humanos com uma saudação profissional, como "Prezado Sr. José da Silva".
Step 2
Escreva uma ou duas frases breves informando a sua decisão de se demitir e quando pretende deixar a empresa. Um exemplo é "Por favor, aceite minha carta de demissão do cargo de Diretor Adjunto de Vendas da Região Sul. Meu último dia de trabalho nessa empresa será dia [ trinta dias, de acordo com a legislação, é o prazo de aviso necessário]". Algumas empresas podem dispensá-lo do cumprimento do aviso por cortesia profissional.
Step 3
Escreva um novo parágrafo declarando, em poucas frases, que o seu pedido de demissão é devido a motivos pessoais. Inclua especificidades somente se suas razões forem verdadeiramente pessoais, como a doença de um dos pais, um novo trabalho do cônjuge ou seu retorno aos bancos escolares. " Minha demissão de meu cargo atual é devida ao meu desejo de prosseguir meus estudos em nível de pós-graduação" Se as suas razões forem mais controversas, basta escrever: "Minha renúncia à minha posição atual é por motivos pessoais". O parágrafo deve ter no máximo três ou quatro linhas. Não é necessário detalhar longamente uma batalha familiar para retornar à sua cidade de origem do outro lado do país.
Step 4
Conclua sua carta com uma nota positiva de gratidão, mesmo que não seja esse o seu sentimento atual. Use o exemplo: "Quero agradecer a todos pelas experiências de aprendizagem que tive nessa empresa. Apreciei ser parte do grupo de funcionários do [nome do departamento ou divisão] e trabalhar com [nome do supervisor]". Seja breve, mas otimista, e abstenha-se de fazer comentários negativos sobre seus colegas de trabalho, a organização ou o seu supervisor.
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Referências
Dica
- Familiarize-se com a política de demissão de sua organização para que possa reunir seus pertences pessoais, se necessário. Cargos que lidam com dados confidenciais requerem que se desocupe o local de trabalho imediatamente após a apresentação de um pedido de demissão para evitar vazamento de informações.
Advertência
- Envie seu pedido de demissão quando estiver calmo. Mesmo a carta mais diplomaticamente redigida deixará um gosto amargo na boca do seu supervisor se você jogá-la sobre a mesa e sair batendo a porta.
- Abstenha-se de discutir sua demissão com colegas de trabalho caso as razões de sua saída incluam pessoas ou políticas da empresa. Mesmo que eles já estejam cientes dessas questões, esse não é o momento de retomar ou detalhar o assunto.
- Não fale mal da organização ou de seus funcionários, mesmo em e-mail ou bate-papo instantâneo. A privacidade é limitada em um computador corporativo.
Sobre o Autor
Christina Bednarz Schnell began writing full-time in 2010. Her areas of expertise include child development and behavior, medical conditions and pet health. She holds a Bachelor of Arts in international relations.
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