10 tipos de cartas comerciais
woman reading a letter image by Peter Baxter from Fotolia.com
O elemento mais importante que você precisa assegurar em qualquer carta comercial é a precisão. Um dos aspectos de se escrever uma carta comercial que requer maior precisão é saber qual tipo de carta comercial você está escrevendo. Existem muitas opções disponíveis para quem quer trocar correspondência comercial, e você aumentará significativamente suas chances de obter uma resposta se souber a forma que precisa enviar.
Carta de reclamação
Uma carta de reclamação irá quase certamente resultar em uma resposta oficial se você abordá-la com uma perspectiva de negócios. Faça com que a reclamação seja breve, direta e educada. Cortesia compensa, não importa o quanto você esteja irritado na hora em que escreveu essa carta.
Cartas de apresentação
Uma carta de apresentação que acompanha um currículo deve se beneficiar da brevidade. Você deve usar o mínimo de tempo e palavras para realizar uma tarefa: convencer o leitor a ficar ansioso por ler seu currículo. Mencione o cargo pra o qual você está se candidatando, além de um ou dois de seus pontos fortes.
Carta de recomendação
Uma carta de recomendação permite que você use algumas palavras bem escolhidas para comunicar a alguém o quanto você valoriza determinada pessoa. Resista à tentação de exagerar, aborde a recomendação de forma direta que ainda permite transmitir a mensagem.
Carta de demissão
Uma carta de demissão oficial é uma carta comercial que deve ser justa e diplomática. Tenha cuidado para não fechar portas que você pode precisar no futuro. Ofereça um motivo válido para sua saída e evite o autoelogio.
Candidato não contratado
Em alguns casos, pode ser que seja necessário que você escreva uma carta comercial que informe a um candidato que ele não foi escolhido para uma vaga. Comece agradecendo pelo tempo dele, cumprimente-o pela experiência ou educação e explique que ele não era exatamente o que a empresa estava procurando no momento.
Declinando de um convite para jantar
Declinar de um convite para jantar é um tópico para carta comercial que, se não for feito com diplomacia, pode resultar em uma desvantagem social. Manifeste seu agradecimento pelo convite e mencione que já tem um compromisso para aquela data. Não entre em detalhes sobre o que é esse compromisso.
Ao receber um presente
É muito educado enviar uma resposta formal para informar a alguém que você recebeu seu presente. Dê um agradecimento personalizado para que a pessoa saiba que você está ciente sobre o conteúdo do presente. Se possível, é uma boa ideia fazer um comentário que dê a entender que você já está usando o presente.
Comunicando um erro
Ao enviar uma carta comercial comunicando ao destinatário que um erro foi corrigido, é de bom senso nos negócios incluir uma cópia do erro em questão caso exista documentação disso. Ofereça-se para enviar cópias adicionais de materiais envolvidos no erro, caso seja necessário.
Agradecimento pela recomendação para um emprego
Uma carta de agradecimento para uma pessoa que o ajudou a conseguir um emprego deve ser profissional e educada. Acima de tudo, evite a tentação de exagerar nos agradecimentos. Esteja ciente de que suas habilidades também o ajudaram a conseguir o emprego e que ele não foi dado a você por causa de terceiros.
Pedido de informação
Uma carta comercial requisitando informações deve pedir de forma específica e perfeitamente compreensível. Também é uma boa ideia declarar o motivo do pedido de informação. Dê agradecimentos adicionais pela cooperação do destinatário.
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Sobre o Autor
Timothy Sexton's more than 10,000 articles have been published on sites ranging from USA Today to CareerAddict, from PopEater to TakeLessons.com. His writing has been referenced in books ranging from "The Reckless Life...of Marlon Brando" to "Brand New China: Advertising, Media and Commercial and from Scarface Nation to Incentive!"
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