×
Loading ...

Como escrever uma dissertação sobre a sua maior realização

Parabéns! A sua nova tarefa de escrita lhe dá uma desculpa para fazer uma caminhada longa e agradável, jogar um jogo sem importância ou se recostar e ouvir música. Isso pode soar um pouco contraditório, mas escrever uma dissertação sobre a sua maior realização necessariamente começa a partir de uma profunda reflexão pessoal sobre o que você fez na vida e o que lhe deixou orgulhoso. Apenas depois de ter uma pequena lista de possibilidades em mente, você estará pronto para voltar para a mesa e escrever.

Instruções

Escolher a sua maior realização começa com uma reflexão (thinking image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com)
  1. Certifique-se de que entendeu o que é esperado. De acordo com o premiado professor de redação Richard Fulkerson, os professores abordam as tarefas de escrita a partir de certa combinação de quatro objetivos ou propósitos principais: expressivo, mimético, retórico ou formalista. Saber qual deles usar melhorará significativamente a sua nota. Não se preocupe, pois não é preciso saber todos os detalhes para descobrir isso. Simplesmente pergunte a você mesmo (ou ao professor) se ele está esperando por evidências de crescimento pessoal, se ele quer avaliar a sua habilidade de escrita técnica ou se ele espera que você produza algo que inspire ou convença um público. A resposta o ajudará a limitar o tópico e focar a dissertação na direção esperada.

    Loading...
  2. Limite suas seleções para uma única realização. Se você fez algo incrível, este será um passo fácil. Se conseguir pensar em várias realizações das quais se orgulha, isso pode levar um pouco mais de tempo. Reduza cuidadosamente a sua lista, considerando cada item. Vai ser complicado conseguir detalhes o suficiente para preencher o papel? O propósito ou o objetivo esperado da tarefa vai ser correspondido?

  3. Escolha os principais pontos que quer abordar. Você precisa de pelo menos três pontos para discutir na dissertação, enquanto também foca no objetivo esperado para a tarefa. Se o professor quer saber sobre o seu crescimento pessoal, defina os modos como a sua realização mudou você ou lhe ensinou lições valiosas. Para ser inspirador, seria bom focar em que grau a sua realização influenciou os outros. Prove que a sua realização é algo do qual se orgulhar, para criar um argumento convincente. Se o professor estiver tentando precisar a sua habilidade de seguir as regras da escrita, você pode escolher qualquer uma dessas abordagens, contanto que se certifique de que o trabalho final tenha os elementos corretos incluídos.

  4. Preencha os detalhes. Cada estudante tem um processo que funciona melhor para eles. Isso varia desde a escrita livre até bolhas de pensamento e esquemas formais. Neste estágio, você deve se dar bastante material com o qual trabalhar; portanto, anote a maior quantidade possível de ideias, que o ajudarão a apoiar cada um dos seus pontos principais.

  5. Transporte as suas ideias para os elementos formais de uma redação. Faça isso escrevendo a sua realização e o seu propósito em uma tese. Faça um tópico frasal a partir de cada ponto principal e escreva cada ideia de apoio em forma de frase. Organize os parágrafos em uma sequência lógica, acrescente uma introdução que fale sobre o que foi a sua realização e uma conclusão que resuma tudo.

  6. Revise, reveja e revise novamente, até ficar satisfeito.

Loading...

Dicas

  • A melhor maneira de escrever uma boa dissertação é se dar tempo suficiente para deixar o trabalho de lado um pouco e retornar com a mente fresca, para ver onde as coisas estão funcionando direito ou não.

Aviso

  • Não se deixe ser tragado pela incerteza. Se não souber por onde começar, apenas escreva sobre o que está pensando no momento -- seus medos sobre a tarefa, a sua inabilidade de conseguir ideias, etc. Antes que perceba, você estará escrevendo sobre várias ideias que podem funcionar para responder o tema da dissertação.

O que você precisa

  • Papel
  • Lápis ou caneta
  • Borracha
  • ou
  • Computador com um programa para edição de textos

Referências

Loading ...
Loading ...