Como escrever um parágrafo argumentativo bem desenvolvido

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Ensaios argumentativos são diferentes dos descritivos ou expositivos, porque devem apresentar evidência para apoiar uma alegação. É necessário ter prova comprovada de fontes confiáveis para reforçar seu ponto de vista. Reúna tantas informações comprováveis quanto possível para fortalecer a opinião e diminuir a chance de que pontos de vista opostos possam desacreditar as conclusões da dissertação. O melhor meio de escrever um ensaio argumentativo é começar com um parágrafo introdutório e formar cada parágrafo seguinte para apoiar seu argumento.

Escolha um ponto de vista

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Seu professor pode atribuir uma vasta gama de informações ou tópicos controversos, desde casamento alternativo até o futuro da viagem espacial, e pedir a você para tomar uma posição em um debate ou formar uma opinião sobre um dos lados. Se for solicitado para escrever um ensaio argumentativo de uma opinião ou sobre os prós e contras de um assunto, a melhor alternativa é escolher um tópico que já saiba ou que já tenha uma opinião a respeito.

Faça a pesquisa

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Antes de começar a escrever, descubra tudo o que puder sobre o tópico. Vá à biblioteca ou faça uma pesquisa online para saber quais entidades, organizações ou acadêmicos são especialistas nesse assunto, e procure publicações ou sites para obter informações. É melhor ir diretamente ao grupo ou indivíduo que conduziu estudos atualizados sobre o tópico ou revistas onde as pesquisas foram publicadas. Procure ficar tão próximo à fonte original da informação quanto puder. Se possível, ligue ou envie um e-mail para as pessoas envolvidas na pesquisa de seu tópico e pergunte se estão disponíveis para uma breve entrevista.

Desenvolva um contra-argumento

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Se há opiniões ou fatos opostos que podem trabalhar contra seu argumento, estude-os também. Teste a validade de suas ideias estudando a força da evidência oposta, seus pontos de vista ou debates. Erradicando cuidadosamente os prováveis fatos que o oponente pode usar, você também descobrirá partes de sua evidência que não são comprovadas ou que são questionáveis.

Parágrafo introdutório

Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images

O parágrafo introdutório de seu ensaio argumentativo deve explicar o tópico e prender o interesse do leitor. Resuma brevemente porque seu assunto é importante e porque as pessoas devem preocupar-se com ele. Apresente uma afirmação clara, bem desenvolvida porém sucinta da tese. Não é sempre fácil resumir um argumento em uma sentença ou duas, mas sua pesquisa prévia poderá ajudá-lo.

Sequência com parágrafos argumentativos poderosos

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Comece cada parágrafo com uma sentença tópica, e certifique-se que as próximas frases dão apoio a ela. Forneça exemplos específicos coletados em sua pesquisa para ilustrar seu ponto. Use citações e referências relevantes para mostrar onde você obteve os fatos. Inclua uma frase que resuma como os fatos e as pesquisas reforçam seu ponto de vista, e então conclua o parágrafo, repetindo o argumento da sentença tópica. Essa reiteração reforça seu argumento depois de ter usado os fatos para apoiá-lo.

Mais recentes

×