Como escrever sobre si mesmo

••• beautiful woman image by Mat Hayward from Fotolia.com

Escrever um texto sobre si mesmo parece ser fácil. Afinal, você conhece bem o assunto. O perigo é que falar sobre si mesmo pode ser chato. O truque para escrever um texto pessoal sobre si mesmo com sucesso é oferecer algo para o leitor, uma lição, um pouco de informação, mesmo que seja apenas o prazer de entender alguma coisa de outra pessoa. Este "conceito" é o que vai ajudar a estruturar e escrever seu texto de uma forma que o tornará interessante e valioso para o seu leitor.

Esboço

Passo 1

Determine o que você quer que o leitor adquira da leitura deste texto, como uma lição de vida séria ou uma anedota engraçada. Escreva o seu objetivo, na parte superior da página. Mantenha-o curto e simples.

Passo 2

Liste os objetivos que você quer atingir, fatos que você quer incluir, citações, anedotas curtas, detalhes e assim por diante.

Passo 3

Organizar os objetivos e material de apoio em uma ordem lógica.

Passo 4

Examine o seu material. Se algo não suportar o objetivo que você escreveu no topo da página, exclua-o.

Passo 5

Escreva uma declaração de tese, explique em uma frase o objetivo de seu ensaio, como você diria ao leitor.

Escreva o texto

Passo 1

Siga o seu esboço e escreva o corpo de seu texto. Comece com o segundo parágrafo, se você não tem certeza de como você deseja introduzir a redação.

Passo 2

Escreva uma introdução. Algumas boas incluem anedotas breves, uma descrição de uma cena, uma declaração concisa ou uma observação geral.

Passo 3

Escreva uma conclusão. Seu texto pode caminhar naturalmente para o "final do livro" (Referindo-se a introdução na conclusão), mas você não precisa reafirmar o seu caso. Se você terminar o seu texto em um lugar muito diferente de onde você começou, uma imagem ou uma frase resumindo ou ambos podem funcionar melhor.

Toques finais

Passo 1

Leia seu texto e verifique se ele conta a história que ele foi feito para contar se cumpre seu objetivo. Se algo parece fora de lugar ou estranho, apague ou reescreva.

Passo 2

Leia seu texto em voz alta para ver se o mesmo flui em sua língua e identifique trechos estranhos.

Passo 3

Revise a ortografia básica, pontuação, palavras que faltam, acentuação e quaisquer outros erros.

Mais recentes

×