Como escurecer o mármore

••• John Foxx/Stockbyte/Getty Images

O mármore, que é uma forma cristalizada de calcário, é uma escolha popular para tampos, pisos e revestimento de paredes, tanto em cozinhas como em banheiros. Disponível em várias cores e tons, o mármore pode ser tratado com uma camada especial que realça sua beleza natural, deixando a pedra alguns tons mais escuros e produzindo um acabamento permanente de aspecto molhado. Muitos realçadores oferecem o benefício extra de adicionar uma camada de proteção à superfície do mármore que ajuda a proteger contra manchas.

Passo 1

Teste o realçador escolhido em um local escondido da superfície do mármore. Isso permitirá que você veja exatamente o quão mais escura a pedra ficará, garantindo que fique satisfeito com o resultado. Existem vários produtos no mercado, por isso, escolha cuidadosamente com base no efeito desejado.

Passo 2

Prepare a superfície do mármore limpando o pó ou a sujeira e lavando com um bom produto de limpeza. Enxágue quaisquer vestígios de resíduo e deixe o mármore secar bem.

Passo 3

Espalhe o realçador sobre a superfície da pedra usando o rolo de espuma ou um pincel e deixe ser absorvido. Alguns fabricantes recomendam o uso de um borrifador. Tente garantir que o realçador seja espalhado da forma mais uniforme possível, para que o efeito de escurecimento seja consistente. Limpe quaisquer poças do produto com pedaços de pano sem fiapos.

Passo 4

Deixe a primeira camada secar, o que pode levar de 30 minutos a duas horas, dependendo do produto. Aplique uma segunda demão. Outras podem ser necessárias para obter o nível de escurecimento desejado.

Passo 5

Evite pisar na superfície por várias horas e mantenha-a livre de líquidos ou sujeira por até dois dias. Isso permitirá que o produto cure, garantindo o nível máximo de proteção.

Mais recentes

×