×
Loading ...

Como evitar que cães machos marquem território dentro de casa

Cães machos usam a urina como um sinal para marcar território. Ela contém feromônios que mandam sinais pra outros cães e anunciam disponibilidade sexual. Cachorros tendem a marcar seu território mesmo em ambientes domésticos, sendo este caso mais comum em casas com vários cães. Você pode impedir que o seu animal marque o território dentro de casa, mas é preciso saber se ele está urinando por esse motivo ou por alguma doença.

Instruções

Cães machos adultos mandam sinais pelos feromônios da urina (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Limpe todas as regiões que seu cão marcou com urina. Cachorros tendem a voltar nos locais marcados e urinar novamente. Elimine o cheiro usando vinagre diluído ou alvejante. Se usar esse último item, mantenha o animal longe da área por 12 horas, para que ele não lamba o material tóxico.

    Loading...
  2. Borrife um repelente de cachorro comercial nas áreas previamente marcadas para que o seu cão não se sinta tentado a retornar. Cole fita dupla-face nas regiões que seu cachorro faz xixi. O animal não vai gostar das superfícies pegajosas e irá evitar o local.

  3. Treine seu filhote para urinar em almofadas ou fora de casa. Encoraje-o a urinar apenas em lugares determinador e recompense-o quando fizer xixi nessas regiões.

  4. Estabeleça uma posição de liderança, pois é menos provável que o seu cão marque o território se lhe ver como líder do bando. Alimente-o com horários de sua escolha e não deixe-o subir em cadeiras ou camas, para que ele não se sinta um igual.

  5. Castre o seu cachorro assim que possível. Isso reduz as marcações de território.

  6. Use um apito ou borrife água no seu cachorro quando notar que ele está prestes a marcar o território. Isso assusta o animal e evita que ele complete a ação. Se você aplicar esse tratamento várias vezes, o cachorro associará o barulho irritante ou a água com a marcação do território e evitará fazê-la.

  7. Leve seu cachorro para passear com frequência para que ele possa urinar fora de casa. Caso você esqueça de levá-lo, ele pode não conseguir segurar e acabará fazendo xixi dentro de casa.

  8. Leve o animal a um veterinário para uma checagem. Cães com infecção do trato urinário ou incontinência não conseguem controlar a bexiga e urinam dentro de casa, mesmo que tenham sido domesticados.

Loading...

O que você precisa

  • Produto de limpeza ou vinagre
  • Repelente de cachorro
  • Fita dupla-face
  • Almofadas
  • Biscoitos para o cachorro

Referências

Loading ...
Loading ...