×
Loading ...

Experimento sobre o universo para crianças

Explorar o universo com crianças pode ser uma atividade fascinante, principalmente por meio de experimentos. As crianças mais jovens podem achar o tema difícil quando se trata de universo, porque não é fácil para elas se relacionarem com algo tão fora de seu alcance. As experiências podem ajudar a tornar o tema mais fácil de ser compreendido. Há uma abundância de experiências que ajudam a ilustrar uma série de temas relacionados ao universo, como crateras, lua, gravidade e ar.

Use experimentos para ajudar no ensino sobre o universo às crianças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Criando crateras

Ensine as crianças sobre meteoritos com o experimento simples a seguir. Os meteoritos são pedaços de rocha de origem natural no espaço sideral. Quando colidem com um planeta ou com a lua, eles deixam uma enorme cratera. Usando binóculos, é possível ver as crateras causadas por meteoritos na superfície da lua. Para criar suas próprias crateras, despeje farinha em uma assadeira ou recipiente similar até que tenha cerca de 2 a 3 centímetros de profundidade. Derrube um pedaço de um mármore ou pedra sobre a superfície. Quando o "meteorito" for removido, os alunos perceberão que ele deixou uma cratera na farinha.

Loading...
A superfície lunar é coberta de crateras deixada por meteoritos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Reflexo

O luar é criado quando a luz do sol reflete na lua. Quando a luz atinge uma superfície, parte dela é refletida ou salta para fora da superfície. Em um ambiente escuro, coloque uma tocha acesa sobre uma mesa. Segure um espelho em frente a ela e isso facilmente refletirá sua luz. Agora coloque uma bola ou outro objeto por perto e veja se é possível ajustar o espelho para refletir a luz para a bola. Continue a experiência, veja se é possível obter a luz refletindo sobre diferentes objetos ao redor do ambiente.

A luz da lua que vemos da Terra é, na verdade, a luz solar refletida na lua (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Gravidade

A gravidade da Terra está constantemente tentando puxar tudo em direção ao seu centro. É por isso que é possível andar sobre a superfície do planeta em vez de flutuar por ele. Não há gravidade no espaço, razão pela qual os astronautas flutuam quando estão lá. Deite de bruços em uma cadeira, com seu estômago exatamente no banco e sua cabeça para fora da borda. Agora, tente beber um copo de água. Não será uma tarefa fácil, pois o centro de gravidade foi alterado. Quando comemos e bebemos, normalmente, a gravidade ajuda o alimento a viajar pela nossa garganta. Quando nos deitamos e mudamos o nosso centro de gravidade, nós imitamos a ausência de gravidade no espaço.

A gravidade é o que faz as coisas caírem no chão quando nós as derrubamos (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Ar

O ar está em torno de nós e precisamos dele para sobreviver, mas não é possível vê-lo. O ar pode se mover e até fazer com que outras coisas se movam. Cole um pedaço de papel vegetal à janela quando houver nuvens no céu. Escolha uma nuvem e use um lápis para traçar sua forma sobre o papel. Aguarde alguns minutos e, em seguida, volte à janela e trace em torno da mesma nuvem de novo, usando um lápis de cor diferente desta vez. A sua nuvem se moveu? O que você acha que fez com que ela se movesse?

O ar empurra nuvens no céu (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...