×
Loading ...

Experimentos fáceis e divertidos para uma feira de ciências

Projetos de feiras de ciência nunca devem ser deixados para a última hora, porque os professores e juízes sabem quando um projeto foi feito às pressas. Para garantir o sucesso do projeto, leia todas as instruções e orientações da escola ou organização que oferece a feira de ciências. O objetivo de uma feira de ciências é apresentar aos alunos o método científico e envolvê-los no processo de aprendizagem, então escolha um projeto apropriado para a idade deles.

Um estetoscópio caseiro é um projeto de feira de ciências fácil e divertido (serious girl with stethoscope image by Lisa Eastman from Fotolia.com)

Feijões fervidos vs. crus

O objetivo do projeto é descobrir se o feijão fervido vai crescer igual ao feijão cru. A ideia, ou hipótese, é que os feijões fervidos irão conter mais água e menos bactérias e assim, portanto, podem crescer melhor do que o feijão cru. Plante os feijões crus como um grupo de controle e ferva vários grãos por diferentes períodos. Crie um diário e registre o progresso de cada feijão. Se possível, tire fotos do progresso.

Loading...

Amplificar o som

Crie um estetoscópio caseiro usando uma mangueira de jardim, massa de modelar e papel. Corte uma mangueira de jardim em ambas as extremidades depois de criar dois funis de papel. Prenda os funis nas extremidades da mangueira com massa de modelar ou fita. Documente em um relatório o efeito que o estetoscópio caseiro tem em sons domésticos. Eles são mais fáceis de ouvir com o estetoscópio? Será que eles soam mais alto? Os sons são mais claros?

Flores e água

Use água colorida para ver como cravos brancos absorvem água e registre o que ocorre. Despeje ½ xícara de água em um vaso e adicione 20 gotas de corante alimentar. Agite a água até que o corante seja dissolvido. Usando uma faca afiada, corte ramos de vários cravos brancos em um ângulo de 45º. Imediatamente coloque os cravos na água colorida. Registre a situação dos cravos no início da experiência e novamente em intervalos regulares, como 1 hora, 2 horas, 4 horas, 24 horas e assim por diante.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...