Como extrair óleo de sementes de uva

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Na culinária, o óleo de sementes de uva é frequentemente substituído pelo azeite de oliva. Os chefs costumam gostar desse óleo por ter um alto ponto de fervura e sabor levemente acastanhado. O óleo de semente de uva possui propriedades hidratantes e antioxidantes que o tornam um ingrediente muito comum em loções e cremes para pele. A produção dele ocorre há milhares de anos e muitos dos antigos métodos de extração não são mais utilizados atualmente. Com a modernidade, aparelhos extratores de óleo são a forma mais conveniente para esse serviço.

Passo 1

Remova as sementes da polpa da uva, separando-a do suco. A polpa consiste em pele, sementes e talo.

Passo 2

Limpe bem as sementes. Impurezas podem alterar a qualidade do óleo ou até danificar seu extrator. Remova manualmente as impurezas visíveis e lave as sementes em água corrente.

Passo 3

Deixe-as sobre o pano de prato, para secarem bem.

Passo 4

Teste a umidade das sementes. Use um aparelho de medição pequeno e verifique se o nível de umidade não está acima de dez por cento. Sementes úmidas produzem muito pouco óleo.

Passo 5

Ligue o extrator de óleo.

Passo 6

Coloque as sementes no compartimento apropriado do extrator de óleo. Uma broca de metal triturará as sementes em velocidade baixa e o óleo escoará para um compartimento de coleta.

Passo 7

Transfira o óleo coletado pelo extrator para as garrafas de estocagem. Vede-as bem com rolha ou tampa apropriada.

Passo 8

Guarde as garrafas em um local fresco e escuro para evitar que o calor e a luz afetem a qualidade do óleo e sua validade.

Mais recentes

×