Como fazer óleo de camomila

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

O óleo de camomila, com seu efeito relaxante e sedativo, é um dos óleos essenciais mais populares usados na aromaterapia. Ele também é conhecido pelo tratamento de problemas de pele como eczemas e bolhas. Ao invés de comprar o óleo, faça-o em casa com uma infusão de flores de camomila em qualquer óleo de sua preferência.

Passo 1

Compre flores secas de camomila em uma loja especializada. Se você tem uma plantação de camomila, colha as flores e espere murcharem antes de usar, pois qualquer umidade no óleo ocasionará o crescimento de mofo. Limpe as flores, descartando qualquer areia ou sujeira.

Passo 2

Espalhe as flores em uma única camada em uma tábua de corte até que sequem por completo.

Passo 3

Esterilize um pote de vidro e sua tampa. Deixe secar. Certifique-se de que a tampa fique bem firme.

Passo 4

Despeje o azeite no pote, deixando 1,3 cm de espaço sobrando no topo.

Passo 5

Adicione as flores de camomila ao óleo e mexa bem até que todas estejam cobertas. Certifique-se de que elas estão completamente imersas no óleo e feche bem o pote.

Passo 6

Coloque o pote em um local que receba de seis a oito horas de luz solar diretamente, todos os dias. Uma janela seria o ideal.

Passo 7

Verifique o pote todos os dias. Abra com cuidado e remova a umidade da tampa com uma toalha de papel. Feche bem o pote e balance uma vez por dia. Deixe a mistura lá por até duas semanas ou até que as flores pareçam gastas.

Passo 8

Transfira o óleo de camomila para outro pote esterilizado. Use gaze e uma peneira para filtrar as flores. Esprema bem as ervas. Se algo for parar dentro do pote, filtre o óleo novamente.

Passo 9

Adicione o extrato de alecrim e a vitamina E à mistura final. Mexa bem. Estes ingredientes impedem a oxidação do óleo. Use-o direto do pote.

Mais recentes

×