Como fazer farinha de peixe
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A farinha de peixe é um ingrediente de ração de alta qualidade e rica em nutrientes, usada nas dietas de animais de criação e como adubo orgânico. A farinha é fabricada a partir do peixe inteiro, que é impróprio para o consumo humano e resíduos de produtos de peixe processado. As espécies mais comuns usadas em sua produção são anchovas, arenques, savelhas e sardinhas. O processo de fabricação consiste em processos de cozimento, prensagem, secagem e moagem durante os quais o óleo e a água são removidos a partir das partes sólidas do peixe. A porção restante tem grandes quantidades de energia e é uma excelente fonte de proteínas, lipídios, minerais e vitaminas. Os três principais países produtores de farinha de peixe são Peru, Chile e China.
Step 1
Cozinhe o peixe para separar o sólido da água e do óleo. Cozinhar também coagula as proteínas do tecido e esteriliza o produto. Essa é uma fase crítica na preparação da farinha de peixe e geralmente é feita usando um fogão industrial.
Step 2
Remova o óleo, a água e a mistura de proteína solúvel, também conhecida como o "licor", dos sólidos prensando. Isto é normalmente feito por um tubo perfurado com o aumento da pressão. Durante esta etapa, água e óleo são espremidos para fora através das perfurações. Os sólidos separados, a partir do licor são chamados "massa prensada" e torna-se o principal ingrediente da farinha de peixe.
Step 3
Pegue o licor e retire o óleo dele por centrifugação para obter uma mistura chamada "solúveis de peixe". Esta contém cerca de 65% da matéria-prima. Em seguida, evapora-se os solúveis de peixe até atingir a consistência de uma calda espessa.
Step 4
Adicione a calda de solúveis de peixe à massa prensada e seque. O processo de secagem remove o excesso de umidade e permite que a farinha de peixe seja armazenada e transportada sem bolor ou crescimento bacteriano. Você pode usar um secador direto ou indireto. Secagem direta envolve um secador de tambor cilíndrico onde o ar quente de até 500 °C passa pelo material. Secagem indireta envolve um cilindro com discos aquecidos a vapor para secar o material.
Step 5
Triturar o conteúdo seco para obter uma farinha de peixe com massa consistente. Agora ela está pronta para ser usada ou empacotada para o transporte e armazenada.
Referências
Dica
- Controle o processo de secagem direta com cuidado para evitar danos causados pelo calor ou use o processo indireto em seu lugar. O processo indireto é mais lento, mas são menos comuns o ressecamento e danos causados pelo calor. Secagem indireta também produz menos odor.
Advertência
- Contaminação microbiana pode ocorrer durante os processos de fabricação. Tenha cuidado extra para manter as instalações e equipamentos limpos, separando as áreas úmidas e secas do estabelecimento.
Sobre o Autor
Maria Parepalo began writing professionally in 2006 and has published in medical journals as well as online. She graduated with a bachelor’s degree in laboratory sciences from Helsinki Polytechnic in 2002 and is currently working on her doctoral degree in cell and molecular biology.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images