Como fazer verniz à óleo para violinos

••• Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

O verniz à óleo endurece, protege e embeleza a madeira do violino. Ele é utilizado para tratar os instrumentos construídos recentemente e para retocá-los durante o conserto ou a restauração. Ao fazer o verniz, é possível escolher diversas receitas com ingredientes variados. Alguns desses ingredientes podem ser difíceis de se obter e mais difíceis ainda de se fazer, mas outros são mais fáceis para quem estiver fazendo essa experiência pela primeira vez. Se você deseja fazer o seu próprio verniz, essa receita italiana simples do século XVIII o ajudará a começar.

Instruções

Passo 1

Coloque 200 ml de álcool, a resina de laca, o óleo de lavanda portuguesa e a goma elemi em um pote de vidro, reservando os 25 ml de álcool remanescentes. Agite a mistura. A resina de laca é uma resina específica, secretada por certos insetos, criada através da trituração, do peneiramento e da lavagem da goma da laca natural, que é a laca colhida dos galhos das árvores. O óleo de lavanda portuguesa é uma substância amarela obtida da planta de mesmo nome e a goma elemi é uma resina aromática obtida das árvores da família Burseraceae.

Passo 2

Agite os ingredientes pelo menos duas vezes por dia, durante uma a três semanas, até eles se misturarem completamente.

Passo 3

Transfira o líquido para o banho-maria quando os ingredientes estiverem totalmente misturados. Aqueça a mistura até a fervura e deixe fervendo durante sete minutos. Deixe esfriar completamente e depois ferva novamente, por mais sete minutos.

Passo 4

Filtre a mistura ainda quente através de uma gaze até que ela esteja livre de todas as impurezas e manchas. Deixe esfriar.

Passo 5

Adicione pequenas quantias de álcool dos 25 ml adicionais se o verniz à óleo estiver muito espesso para ser utilizado quando esfriar. A viscosidade aceitável terá uma espessura mais parecida com a da tinta do que com a da terebintina. Não adicione todos os 25 ml de uma vez.

Mais recentes

×