×
Loading ...

Fatos curiosos sobre vespas ceramistas

O entomólogo Lloyd Eighme as chama de "pedreiros de seis pernas". Os cientistas se referem a elas como Hymenoptera Sphecidae, sendo que elas têm vários sobrenomes, dependendo da espécie. Muitas pessoas as chamam de vespas ceramistas. As três espécies mais comuns são Chalybion californicum, Sceliphron caementarium e Trypoxylon politum. Essas são as vespas de cintura fina que as pessoas veem construindo ninhos debaixo de beirais e calhas -- ninhos feitos de barro.

As vespas ceramistas não são agressivas (Baerbel Schmidt/Digital Vision/Getty Images)

Não entre em pânico

Muitas pessoas se assustam com essas criaturas, debatendo-se, agitando-se e gritando quando elas voam muito perto. Na verdade, há muito pouco o que temer das vespas ceramistas. Elas têm a capacidade de picar, mas não são agressivas. Há grande probabilidade de que, se elas pousarem em você, descansarão, não picarão. Pessoas familiarizadas com elas até deixam que as vespas ceramistas escalem seus dedos, onde esses insetos passeiam contentes, sem nenhuma menção à violência.

Loading...

Pedreiros pacientes

As vespas ceramistas que você vê voando por aí são fêmeas. Elas constroem ninhos para as larvas usando barro. Elas preferem argila, mas utilizam qualquer tipo de lama que conseguem encontrar. Os ninhos construídos pela Trypoxylon politum têm uma arquitetura peculiar: os tubos feitos para as células das larvas são longos e acomodados lado a lado, como os tubos de um órgão. As vespas ceramistas encontram a margem de um corpo d'água, recolhem uma pequena quantidade de solo úmido, usando as pernas e a boca, fazem uma bolinha e transportam a lama para o ninho, onde ela é aplicada com simetria precisa.

Cuidados estratégicos

As vespas ceramistas não contam com uma fecundidade acentuada para sobreviverem como uma espécie. Isso significa que elas não produzem grande quantidade de descendentes e ficam esperando que algumas sobrevivam. Uma fêmea costuma produzir cerca de quinze ovos durante a vida. Cada célula no ninho de barro contém apenas uma larva, que virará uma pupa em três semanas, depois um casulo, até a primavera, quando ele se abre. A estratégia de reprodução é de cuidados, esconderijos e proteção.

Caçadoras de aranhas

Os ninhos das vespas ceramistas são considerados inoportunos nas casas, e o medo que se sente desses insetos incompreendidos é outro motivo para que os ninhos sejam destruídos. Se for necessário se livrar de um ninho, não borrife veneno sobre ele, pois pode ser perigoso para você. Retirar o ninho com uma betumadeira é seguro e eficaz. Contudo, pense bem antes de remover os ninhos. As vespas ceramistas alimentam as larvas somente com aranhas; a Chalybion californicum ataca quase que exclusivamente as viúvas-negras. As aranhas são picadas e paralisadas, depois, são colocadas em uma célula de larva, onde viram comida para a larva se desenvolvendo lá dentro. Deixar as vespas ceramistas onde estão manterá a população de aranhas na sua casa sob controle durante o verão.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...