×
Loading ...

Formas de extrair sal da água do mar

O sal do mar é usado como ingrediente na culinária e também no cuidado com a pele e em práticas de cura alternativas. Como várias marcas de sal marinho não são quimicamente alteradas para retirar a maioria dos minerais, esse tipo de sal é muito mais saudável do que o sal de mesa processado. Os minerais mantidos são necessários ao corpo humano. Colher o sal marinho é um processo longo, embora os rendimentos geralmente sejam grandes. Ele pode ser coletado de várias maneiras.

O sal do mar é utilizado em produtos de cuidados com o corpo, como sais de banho (aroma bath items. sea salt and fresh basil with flowers. image by joanna wnuk from Fotolia.com)

Colheita solar

A colheita solar é uma forma de retirar o sal em massa direto do oceano. Retângulos rasos são cavados no chão e forrados com argila ou pedra. A água do mar é derramada nesses retângulos ou introduzida neles direto do mar. O sol bate nessas poças de água, evaporando o líquido lentamente. À medida que o líquido evapora, o sal começa a flutuar na superfície ou a aparecer em pequenos montes. Os trabalhadores arrastam enxadas largas de madeira pela água para juntar o sal e colocá-lo em recipientes para ser cuidadosamente enxaguado e preparado para ser embalado.

Loading...

Campo vertical

Essa técnica é utilizada para fazer o temomi tenpien enmusubi, que é um sal nativo do Japão. O sal marinho é colhido e filtrado pelo menos quatro vezes para remover as impurezas e evitar o crescimento de bactérias. Ele é, então, depositado em uma grande torre cilíndrica de cedro equipada internamente com um tecido impermeável para proteger o cedro e as telas de entrecruzamento de tecido preto. A água do mar é continuamente preparada e derramada nessas telas enquanto esta é submetida a um fluxo de ar forte e de calor fornecido por ventiladores e aquecedores dentro do campo vertical. O sal começa a cristalizar e secar sobre os filtros do tecido e é colhido quando as camadas se tornam espessas. Essa técnica produz tanto sal quanto as outras, mas em um período de tempo menor.

Pote de sal

O uso de potes de sal começou no Japão antigo. Os potes era normalmente feitos de ferro e tinham tamanho grande o suficiente para obter uma grande quantidade de sal por vez. Os moradores da região colhiam água do mar e deixavam o sol evaporar a maior parte, até que a mistura estivesse bastante densa e salgada. Em seguida, eles secavam pedaços grandes de algas marinhas na areia da praia e adicionavam-nas aos potes, de onde retiravam a água do mar reduzida. O pote de sal de ferro era então colocado sobre o fogo e aquecido. A água começava a evaporar e o sal grudava nas algas, criando uma mistura espessa. Os antigos japoneses continuavam aquecendo a mistura até que toda a água fosse embora e as algas fossem reduzidas a cinzas. Hoje em dia, a mistura espessa é colocada em centrífugas modernas onde o sal é extraído da água e das algas remanescentes pela força da gravidade.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...