Como fazer um forno de cerâmica simples em casa

Índios Pueblo têm assado cerâmica em fornos por centenas de anos

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

As pessoas têm feito e assado cerâmica em fornos por milhares de anos. Uma forma simples de forno antigo que você pode facilmente fazer em casa com materiais descartados é uma das mais fáceis de construir e assará sua cerâmica adequadamente. Dependendo do tipo de cerâmica que você quer fazer, este forno pode satisfazer todas as suas necessidades sem custar nada ou quase nada.

Step 1

Limpe qualquer pó ou madeira em volta de onde você construirá seu forno. Cave um pequeno buraco no chão, talvez 60 cm de largura por 60 cm de comprimento por 30 cm de profundidade.

Step 2

Encha o buraco com galhos e gravetos para fazer uma fogueira. Faça isso em um dia claro, sem vento. O vento pode soprar fumaça no forno que você está construindo ou alastrar o fogo.

Step 3

Coloque as peças ao redor da fogueira, certificando-se de que elas não se tocam nem estão diretamente expostas às chamas. Comece com as peças a 60 cm do fogo. Um passo de cada vez, desloque-as para mais perto do fogo. Seja paciente e faça isso com cuidado - uma peça que se aquece muito rapidamente pode estourar. Vire os vasos para que se aqueçam uniformemente. Se uma peça quebrar, coloque as outras um pouco mais longe.

Step 4

Quando os vasos estiverem quente demais para manusear, use varas ou luvas de lareira para afastá-las do fogo.

Step 5

Coloque sucatas de metal amassado sobre as chamas. Cubra o metal com cacos de cerâmica. Organize as peças que você está assando em cima dos cacos de cerâmica, garantindo que uma não toque na outra. Você assará as peças duas vezes. Uma vez, perto do fogo, a outra no forno. Cubra as peças com um camada de cacos de cerâmica ou cerâmica quebrada. Cubra com outra camada de sobreposição de sucata. Esta construção é, essencialmente, o seu forno. Certifique-se de seus potes estejam completamente envoltas pela sucata e peças de cerâmica para que fiquem protegidas contra as chamas diretas e a fumaça.

Step 6

Cubra seu "forno" com uma camada espessa de esterco seco. O adubo queimará rapidamente e de forma uniforme e manterá sua forma até as brasas. Não se preocupe, não vai feder. Apenas liberará um cheiro mais ou menos como o fumo. Colocar o estrume em cima e nos lados do forno e cubra-o com os galhos e paus restantes. Use palha ou papel para acender o estrume em vários lugares para distribuir o calor por toda parte. Estrume seco é difícil de acender, mas queima bem depois de aceso.

Step 7

Tome conta do fogo. Um incêndio cuidadosamente observado produzirá melhores resultados, enquanto um fogo desvigiado pode se espalhar. Adicione mais galhos e esterco seco para manter o calor uniforme. Seja paciente, e não se apresse. Quando os galhos e o esterco tiverem queimado, deixe o fogo apagar e esfriar por conta própria. Quando as peças esfriarem e você puder manuseá-las, limpe-as com um pano oleoso e deixe esfriar completamente.

eHow Brasil
×