Como "curar" uma churrasqueira a carvão nova

••• Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

O processo de "temperar" uma churrasqueira a carvão - também conhecido como "processo de cura" - visa eliminar todos os produtos químicos e impurezas de fábrica que possam alterar o sabor dos alimentos, ao mesmo tempo que reveste a câmara da grelha com uma camada protetora contra ferrugem. Reservar uma ou duas horas para executar esse processo da maneira correta irá acrescentar anos de uso à sua churrasqueira.

Passo 1

Use uma esponja umedecida ou pano embebido em água quente para limpar toda a parte interior da churrasqueira nova, incluindo grelhas, câmara de grelhar e tampa.

Passo 2

Cubra todas as superfícies internas e a grade de grelhar com uma fina camada de óleo vegetal em spray ou gordura vegetal; se for usar gordura vegetal, aplique-a com uma folha de papel de cera.

Passo 3

Coloque cerca de 4,5 kg de carvão natural em pedras dentro da câmara ou bacia da churrasqueira e faça um monte no centro; insira um acendedor elétrico para carvão no meio e ligue-o.

Passo 4

Abra a ventilação no máximo e deixe o acendedor no monte de carvão por oito a dez minutos, até o carvão começar a soltar fumaça e estalar.

Passo 5

Remova o acendedor de carvão, desligue-o e use para espalhar o carvão aceso de maneira uniforme na câmara ou bacia, colocando-o depois para esfriar em um local seguro.

Passo 6

Feche a tampa da churrasqueira e deixe esquentar por uma ou duas horas, até que a gordura pare de fumegar e se forme uma camada protetora escura na parte interna.

Passo 7

Espere até que as cinzas e restos de carvão esfriem completamente antes de jogá-los fora.

Mais recentes

×