Fungos brancos em bambu
Comstock/Comstock/Getty Images
Alguns bambus são sucetíveis a uma variedade de fungos e pestes. As infecções fúngicas podem aparecer, principalmente, em bambus cultivados dentro de casa se você não cuidar deles apropriadamente. Bambus selvagens também estão suscetíveis a fungos. Essa planta também tende a atrair um tipo de peste que cria um resíduo semelhante aos fungos. Você deve tentar controlá-los assim que os notar.
Cochonilhas
Cochonilhas são pragas comuns em bambus e vários outros tipos de plantas. Elas tendem a infectar uma planta quando ela começa a criar um bolor negro, que é o resultado de condições excessivamente úmidas. Cochonilhas criam teias minúsculas que podem parecer com mofo branco. Passe sua mão na superfície do bambu. Se você vir manchas de sangue na planta, é provável que você tenha uma infestação de cochonilhas.
Fumagina
Fumagina é um tipo de infecção fúngica que é um problema para a maioria das variedades de bambus cultivados dentro ou fora de casa. Ela pode ser branca ou preta, dependendo da cepa de fungo. Fungos tendem a aparecer em bambus que foram regados demais ou se choveu muito. Eles também podem espalhar-se em viveiros ou plantações de bambus se a área não for ventilada ou se as plantas forem posicionadas muito próximas uma da outra.
Mofo na madeira do bambu
O mofo branco também pode aparecer na madeira do bambu após o fabricante tê-la colhido e tratado. Ele pode até mesmo aparecer após você ter comprado e colocado a madeira na sua casa. Nesses casos, o bambu não secou completamente após a produção. A água eventualmente subirá a superfície. O mofo branco crescerá lá porque ele multiplica-se em áreas com excesso de água.
Prevenção
Previna-se de qualquer tipo de mofo no bambu não regando-o demais. A necessidade de água será diferente dependendo do seu clima e variedade de bambu. Mas, se você notar aparecimento de mofo, diminua imediatamente a quantidade e frequência com da rega.
Remoção
Remova fungos brancos e cochonilhas do bambu ao borrifá-lo com inseticida ou fungicida. Borrife-os no bambu o quanto for necessário, de acordo com a embalagem do produto, até o fundo desaparecer. Remova-o da madeira de bambu ao borrifá-la com uma solução de água e vinagre branco e depois seque o resíduo. Esse vinagre mata esporos de mofo.
Referências
Sobre o Autor
Kaye Wagner has been working in the fields of journalism and public relations since 2006 and is a recipient of a National Hearst Award. She is particularly interested in home-and-garden projects, as well as beauty and fashion writing. An avid traveler, she also writes travel reviews and guides. Wagner earned a Bachelor of Arts in journalism from Brigham Young University.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images