Como a geladeira mudou nossas vidas?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Antes do início do século 19, as pessoas utilizavam neve, gelo e áreas naturalmente frias de suas casas para preservar alimentos que eram, em sua maioria, produzidos localmente. Hoje, a tecnologia de refrigeração comercial na produção de alimentos e em casa significa que temos fácil acesso a uma ampla gama de alimentos de todo o mundo. Esta mudança tem um impacto significativo sobre a forma como compramos alimentos e sobre como gerenciamos os alimentos que compramos.
História
A Frigidaire começou a produção em massa de geladeiras elétricas em 1918 e, na década de 1930, o nome virou sinônimo do aparelho. A tecnologia de geladeiras do início a meados do século 20 envolveu passar substâncias refrigeradoras, como a amônia e o freon, através do circuito de um condensador para um circuito de evaporador, para retirar o ar quente do gabinete do refrigerador. A tecnologia de geladeiras continua a evoluir hoje. Preocupações ambientais quanto a emissões de clorofluorcarbono levaram à substituição do freon por alternativas mais seguras, como o HFC 134a.
Significado
A eletricidade fez das geladeiras aparelhos confiáveis com os quais as pessoas podem contar para a preservação e armazenamento de alimentos. As dietas evoluíram quando as pessoas puderam comprar e comer alimentos mais frescos durante todo o ano, em vez de confiar em alimentos enlatados e curados durante o inverno. As ofertas de supermercados locais diversificaram, o que possibilitou que alimentos cultivados ou produzidos localmente e em países distantes pudessem estar lado a lado na mesma geladeira.
Função
Geladeiras tornaram mais fácil criar menus e fazer compras com antecedência de ingredientes e as economias não param no supermercado. As geladeiras preservam alimentos a 4 graus Celsius ou menos, impedindo o crescimento de bactérias patogênicas e a deterioração durante vários dias ou semanas. Podemos preparar alimentos antecipadamente ou usar sobras para refeições posteriores, economizando tempo e custos de energia, fatores que se somam a longo prazo.
Aviso
Se por um lado as geladeiras tornaram possível ter um fornecimento constante de alimentos saudáveis e nutritivos, eles podem ser facilmente usados para armazenar alimentos que não são saudáveis. Você pode também tender a comer demais, só porque os têm ao seu alcance. O aumento constante da obesidade e de doenças relacionadas com a obesidade no fim do século 20 e início do século 21 enfatizam a importância de aprender a gerenciar sua ingestão diária de calorias e limitar os alimentos não saudáveis que você traz para a casa.
Mais Artigos
Como as pessoas reagem a incentivos na economia→
Colocar gelo no freezer conserva energia no refrigerador?→
Como saber por quanto tempo guardar carnes de vaca e frango cozidas→
Formação de cheiro de amônia em alimentos→
O papel alumínio pode ser usado no freezer?→
Perigos de se cozinhar com um forno de aquecimento infravermelho→
Referências
Sobre o Autor
Based in Reston, Va., Lydia King has been a writer and editor since 1996, working with diverse subject matter including law, government contracting, philosophy and career guidance. She completed a Bachelor of Arts in history at National University, where she is pursuing a Master of Arts in English and comparative literature.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images