Como hidratar um cão desidratado

dog image by Michal Tudek from Fotolia.com
A desidratação é uma condição séria em cães, e pode ser causada por doenças ou pelo calor. Se não for tratada rapidamente, a desidratação pode levar à falência de órgãos e eventualmente à morte. O dono do cão pode tentar tratar com medicação, mas tem que estar atento para não demorar a procurar ajuda profissional em casos de desidratação severa.
Tratando a desidratação do seu cão
Step 1

Comstock/Comstock/Getty Images
Determine o grau de desidratação de seu cão. Cães desidratados perdem a elasticidade da pele. Puxe a pele da nuca e veja o quão rápido ela retorna à posição inicial. Quanto mais demorado for, mais o cão estará desidratado. A irrigação sanguínea também é afetada. Pressione as gengivas com um dedo e solte; note o quão rápido o tom róseo demora a voltar. Quanto mais demorar para volta, mais desidratado está seu cão.
Step 2

Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Tente dar água ao seu cão. Começe com pequenas quantidades. Se ele não beber, use a primeira seringa sem a agulha para esguichar água no lado interno da boca, nas bochechas.
Step 3

Frank Martin/Valueline/Getty Images
Se ele estiver muito desidratado, dê uma solução eletrolítica. Se ele se negar a beber, use a primeira seringa para esguichar um pouco desta solução na parte interna da bochecha dele.
Step 4

Visage/Stockbyte/Getty Images
Se nenhuma das opções anteriores apresentar uma melhora, dê a seu cão uma solução subcutânea. Use a segunda seringa, agora com a agulha e injete soro fisiológico diretamente na pele da nuca do cão. Belisque levemente a pele e levante, então injete o soro entre a pele e o músculo. Dê de 5 ml a 10 ml da solução para cada 450 g de peso do cão, mas nunca dê mais de 100 ml da solução no local de uma única injeção.
Step 5

Dean Golja/Digital Vision/Getty Images
Cães seriamente desidratados precisarão imediatamente de cuidado veterinário, pois muitos precisam de uma aplicação intravenosa de soro fisiológico e muitos donos de cães não tem o equipamento necessário ou a experiência para este tipo de tratamento. Leve seu cão ao veterinário imediatamente se você suspeitar que ele está muito desidratado e você não conseguirá cuidar dele sozinho.
- Líquidos esguichados dentro da bochecha cão são mais rapidamente engolidos. Nunca esguiche líquidos diretamente na garganta do cão.
- Líquidos subcutâneos levam de seis a oito horas para a completa absorção. Não repita as injeções no mesmo local da injeção anterior nesse prazo.
- Não permita que um cão seriamente desidratado beba muita água, ou beba rapidamente. Isso pode causar vômito e piorar a desidratação.
- dog image by Michal Tudek from Fotolia.com