×
Loading ...

Indícios de que um presunto estragou

Um presunto armazenado em temperaturas acima de 4 °C ou mantido após seu prazo de validade poderá cultivar bactérias que causam intoxicação alimentar. A temperatura de armazenamento ideal para o presunto é de 0 °C. Lembre-se da data de compra da carne, assim você terá uma ideia se ela ainda está boa. Um presunto cozido geralmente dura de três a quatro dias na geladeira. Em caso de dúvida, procure sinais de que a carne estragou.

Peça de presunto (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Odor

Às vezes, o presunto estragado emana um odor desagradável. O cheiro pode parecer com o de amônia ou enxofre, mas preste atenção para qualquer odor estranho. Ele é causado pela quebra das enzimas, proteínas e gorduras do presunto. O cheiro também pode ser causado pelo crescimento de bactérias, bolores ou leveduras. Às vezes, um presunto estragado apresentará o mau cheiro imediatamente. Se a carne ficou na geladeira por alguns dias, coloque-a próxima do nariz para ter certeza que ela continua com o cheiro normal.

Loading...
Um presunto estragado poderá emitir um forte odor desagradável (Jani Bryson/iStock/Getty Images)

Melado

O presunto que apresenta o crescimento de mofo, levedura ou bactéria poderá apresentar uma textura pegajosa ou melada. A cultura poderá aparecer como uma substância transparente e grudenta que cobre a carne. Geralmente, é possível identificar que a carne está dessa forma sem precisar tocá-la. Se você encostar no presunto melado, lembre-se de lavar bem as mãos para evitar a disseminação de bactérias. Tente diferenciar um presunto que apresenta um brilho normal e um que está melado. Os minerais do presunto causam o brilho de acordo com o Federal Citizen Information Center norte-americano.

Fatias de presunto (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Descoloração

O presunto estragado poderá mudar para uma variedade de cores, partindo desde o branco e passando por tons de preto, verde e cinza. A maioria das cores indica que já há algum tipo de mofo surgindo na carne. Às vezes, o presunto poderá ficar marrom ou cinza por causa da quebra de proteínas. Em condições normais, essa carne apresenta uma coloração entre as cores rosa e cinza. No entanto, algumas peças podem apresentar uma cor rosa pálida, mas isso não é um indicador do crescimento de bactérias. Em vez disso, essa coloração indica que o presunto contém muita água.

Uma peça de presunto (spaxiax/iStock/Getty Images)

Nenhum sinal

Um presunto pode aparentar estar normal e ainda assim conter bactérias que podem causar intoxicações alimentares, de acordo com a Purdue University. Cozinhar, manejar e armazenar a carne de forma adequada é importante para evitar o crescimento das bactérias. Cozinhar o presunto a 71 °C mata as substâncias nocivas que às vezes surgem na carne, como o parasita Trichinella spiralis, conhecido por atacar porcos. Evite comer presuntos que tenham sido bem cozidos. Também evite consumir presuntos que não foram bem embrulhados enquanto estavam na geladeira, já que as bactérias invisíveis podem estar sobre ele.

Termômetro de cozinhar (Dejan Lazarevic/iStock/Getty Images)
Loading...
Loading ...
Loading ...