×
Loading ...

Instruções para fazer uma pipa tetraédrica

Fazer uma pipa tetraédrica significa usar materiais leves como canudos de plástico e papel-tecido. Uma pipa tetraédrica é na verdade formada usando quatro tetraedros menores. Três deles formando a base e o quarto ficando no topo. Se usar canudos que são do mesmo tamanho, pode-se fazer facilmente sua própria pipa sem tirar muitas medidas. Fazer esse tipo de projeto dá às crianças uma atividade divertida e as ensina um pouco sobre geometria.

Instruções

A grande pirâmide — um tetraedro, ou pirâmide de quatro lados — em Gizé, Egito (the great pyramid image by Elmo Palmer from Fotolia.com)
  1. Passe a agulha com o fio e deslize três canudos nele. Corte o fio, deixando duas pontas de 12,5 cm sobrando. Amarre os dois fios, formando um triângulo com os canudos.

    Loading...
  2. Passe a agulha outra vez e corte um pedaço de 65 cm de fio. Trance-o por cima de uma das juntas em seu triângulo, deixando metade do fio em um lado e metade no outro. Deslize um canudo por cima dos dois comprimentos de fio. Repita para as outras duas juntas.

  3. Amarre os canudos soltos juntos, formando um tetraedro a partir deles.

  4. Coloque o tetraedro em um pedaço de papel tecido clorido. Traceje ao redor de uma face do tetraedro. Coloque-o ao lado do desenho, alinhando uma extremidade com um dos lados do triângulo, e trace ao redor de novo. Deve-se agora ter uma forma de diamante.

  5. Use uma régua para desenhar uma tira de papel de 2,5 cm a cada um dos quatro lados do diamante. Corte-o ao longo das abas, a partir do papel tecido.

  6. Coloque seu tetraedro em uma metade do diamante. Dobre as abas por cima dos canudos e prenda com fita. Dobre a outra metade do diamante por cima de outra face do tetraedro. Dobre as abas na metade ao redor dos canutos e prenda com fita. Duas faces do tetraedro estão cobertas com papel-tecido.

  7. Crie mais três tetraedros cobertos com tecido, assim como o primeiro. Use papel-tecido de cores diferentes.

  8. Alinhe três dos tetraedros em uma formação de triângulo, com as faces cobertas com tecido, todas apontando para a mesma direção. Amarre-as juntas usando o fio extra suspenso nas juntas. Em seguida, corte com tesoura.

  9. Equilibre o resto do tetraedro no topo do trio e amarre cada canto da base nas pontas dos tetraedros embaixo usando um fio reserva, suspendendo as juntas. Em seguida, corte o fio suspenso extra da sua pipa.

  10. Amarre uma corda em uma ponta da sua pipa, fazendo uma volta ao redor de uma das juntas. Estique-a ao longo da base da pipa e amarre-a a uma das juntas. Deixe sobrar uma porção de corda longa, não deixe apertado.

  11. Amarre a ponta do seu carretel ao fio da pipa no meio da corda.

Loading...

O que você precisa

  • Fio
  • Agulha grande
  • Canudos de 20 cm
  • Lápis
  • Papel-tecido colorido
  • Régua
  • Tesoura
  • Fita
  • Corda
  • Fio de pipa

Referências

Loading ...
Loading ...