Como usar iodo em uma ferida canina
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images
Nossos animais de estimação são partes tão importantes da nossa família quanto seus componentes humanos. Nossos amados cães são nossos companheiros para o melhor e para o pior, mas também são propensos a sofrer cortes, arranhões e outros tipos de ferimentos assim como os humanos. Quando nossos amigos peludos voltam para casa feridos, precisamos cuidar deles da mesma forma que cuidaríamos de ferimentos em nossa própria pele. Para evitar infecções maiores, é necessário limpar as feridas. Use iodo para isso.
Comece o processo
Step 1
Remova o pelo. Corte ou raspe o pelo que estiver ao redor da área do corte. Isso é necessário para evitar maiores chances de exposição à futuras infecções que podem ser causadas pela irritação dos pelos, além de proporcionar uma visão mais clara do ferimento. Remova o pelo gentilmente a uma distância de 1,5 cm da ferida.
Step 2
Lave com água e sabão. Após o pelo ter sido removido da área ao redor da ferida, passe água gentilmente por cima dela por dois minutos. Esfregue sabão antibacteriano cuidadosamente. Tome cuidado para não ser enérgico demais ou machucar o cão.
Step 3
Seque o corte. Após a lavagem inicial, cubra a área com gaze ou papel toalha, pressionando o ferimento levemente para secar.
Step 4
Enxague com iodo. Use um produto livre de álcool para obter uma desinfecção completa. O iodo pode ser comprado em uma farmácia. Use o suficiente para cobrir toda a ferida e deixe sentar. A maioria dele irá secar sozinha, mas é possível tocá-lo com um gaze ou papel toalha para secar os vestígios que não secarem.
Step 5
Aplique um creme antibiótico para se certificar de que o corte continua livre de bactérias. Aplique livremente na área inteira durante os próximos três dias.
Mais Artigos
Referências
Dica
- Não cubra o ferimento com uma bandagem porque ele irá cicatrizar mais rápido se exposto ao ar. Entretanto, algumas vezes, se o ferimento for na pata, isso será necessário para mantê-lo limpo. Use gaze nesse caso. Certifique-se de trocar os curativos regularmente e de que eles não estejam muito apertados.
Advertência
- Sempre que estiver trabalhando com um animal ferido, tome cuidado. Alguns cães tendem a ficar agressivos quando estão machucados, então proceda com cautela.
Sobre o Autor
Giselle Diamond is a freelance writer and has been writing since 1999. Diamond is experienced in writing in all genres and subjects, with distinguished experience in home and garden, culture and society, literature and psychology. Diamond has a Master of Arts in English and psychology from New York University. Diamond has articles published on both eHow and LiveStrong.
Créditos Fotográficos
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images