Como fazer o jogo de tira bom e tira mau

•••

Esta é uma técnica popular de interrogatório. Policiais de verdade e programas televisivos populares de crimes usam a técnica com altos graus de sucesso. A técnica tira bom, tira mau precisa ser usada da forma certa pra ser efetiva. Use estas idéias para captar os macetes da técnica.

Passo 1

Consiga um parceiro. Para usar a técnica de tira bom, tira mau, é necessário outro policial. Decida qual papel cada um terá para evitar confusão.

Passo 2

Pratique a técnica. Antes de tentar aplicá-la em um suspeito real consiga um treinamento próprio de como proceder efetivamente. Departamentos de polícia, agências federais e companhias públicas, assim como outras fontes ligadas ao aparato jurídico, oferecem cursos.

Passo 3

Interrogue o suspeito de antemão. Use técnicas não-intimidadoras para construir uma ligação com o suspeito. Pergunte informações para estabelecer aspectos importantes da personalidade dele. Use a informação adquirida para discutir como proceder na interrogação.

Passo 4

Reúna as provas do crime. Qualquer relatório relacionado ao crime do qual o suspeito é acusado deve ser examinado antes de interrogar o suspeito. Explicar como o crime ocorreu pode encorajar o suspeito a confessar sua parte nele.

Passo 5

Comece com o tira mau. Seja um adversário para o suspeito. Apresente a prova do caso e tente provocar o suspeito para que ele admita culpa. Ameaçar o suspeito com as consequências de seus atos, falando alto e sendo agressivo são atitudes comuns. Explore a informação ganha no interrogatório para ressaltar seus medos e desejos. Diga que confessar pode ser uma fonte de alívio.

Passo 6

A seguir, é a vez do tira bom. Estabeleça uma amizade ou senso de compreensão com o suspeito. Ofereça apoio pela situação em que ele está e deixe que ele o veja como estando do seu lado.

Passo 7

Dê privilégios como bebidas ou idas ao banheiro que o tira mau negou. Reforce seus medos e fraquezas como o tira mau fez, mas desta vez com empatia. Expresse seu desejo de ajudar mostrando que o melhor modo do suspeito reduzir sua pena é mostrando sua parte no crime.

Mais recentes

×