Como fazer lacres de cera

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Antes da Revolução Industrial, as abas dos envelopes não possuíam cola alguma. Um lacre de cera era aplicado à aba e modelado com um sinete para selar o envelope e garantir a autenticidade do conteúdo. Atualmente, não necessitamos mais de lacres de cera para esse fim, mas utilizá-los para selar um envelope destaca a importância do conteúdo. Hoje, lacres de cera são geralmente utilizados em convites de casamento ou outros eventos importantes. É possível fazer lacres de cera em casa com ingredientes que podem surpreendê-lo, pois na verdade não possuem cera nenhuma.

Passo 1

Derreta quantidades iguais de goma-laca e terebintina de Veneza. Goma-laca é uma substância produzida por insetos em Madagascar e é encontrada na forma de flocos secos. Terebintina de Veneza é coletada de lariços ao invés de pinheiros, como é o caso da terebintina regular. Ela possui propriedades de secagem e endurecimento e é utilizada para cobrir os cascos de cavalos e protegê-los da umidade excessiva. Derreta os dois ingredientes em uma panela elétrica ou frigideira.

Passo 2

Acrescente os pigmentos da cor desejada. Comece com uma pequena quantidade e acrescente um pouco de cada vez até a mistura adquirir a cor que você deseja. Agite e misture bem. Depois de endurecido, a cor do lacre de cera será ligeiramente mais clara.

Passo 3

Deixe a mistura congelar superficialmente, mas não endurecer.

Passo 4

Separe pequenas quantidades e enrole-as no formato de cilindros sobre a placa de vidro, ou despeje a mistura ainda líquida em moldes em formato de cilindro bem untados.

Mais recentes

×