Como ligar dois compressores juntos?

••• pressure gauge image by Warren Millar from Fotolia.com

Os sistemas pneumáticos não são nada orgânicos, tendendo a crescerem e expandirem para incorporar uma maior funcionalidade ao invés de serem substituídos por um sistema mais poderoso. Isso ocorre especialmente com os compressores de ar; aquele comprado a cinco anos atrás pode continuar funcionando perfeitamente bem, mas talvez seja muito pequeno para atender as suas necessidades. A ligação de dois compressores de ar é muito simples, exigindo apenas uma mangueira e alguns acessórios especiais.

Passo 1

Segure um encaixe macho de desconexão rápida de modo que a rosca esteja de frente para você. Enrole a fita teflon ao redor da rosca três vezes no sentido horário. Repita o processo com os seus outros dois encaixes macho, a válvula de retenção e o encaixe de tubulação NPT. Se o seu encaixe usa uma saída macho, enrole a rosca com três camadas de fita teflon.

Passo 2

Encaixe dois dos seus três desconectores no adaptador ou no coletor. Adaptadores e coletores são a mesma coisa, exceto que os coletores usam válvulas e alavancas integradas que permitem interromper o fluxo de ar de um ou mais compressores. Aperte os conectores com uma chave inglesa.

Passo 3

Encaixe a válvula de retenção no encaixe de quatro vias, orientando-a de modo que a seta nos pontos laterais fique direcionada para você. Se a sua válvula não tiver essa seta, instale-a de modo que a lateral com os pontos visíveis do rolamento fique longe do encaixe. Aperte o encaixe para baixo. Instale o terceiro conector na válvula de retenção.

Passo 4

Conecte a mangueira de saída do seu compressor menos potente ao conector ligado a válvula de retenção, e conecte a linha de saída ao bico oposto a ela. A válvula de retenção evitará que o compressor mais potente realimente a pressão através do compressor menor, causando a explosão do mesmo.

Passo 5

Conecte a saída de pressão do ar ao terceiro conector e ligue o compressor mais potente. Monitore o medidor de pressão no compressor menor; se ela subir, a sua válvula de retenção não está funcionando ou não está orientada na posição correta. Se a pressão ficar no zero, ative o compressor menos potente. Despeje um pouco de água com sabão no seu encaixe de quatro vias para verificar se há vazamentos.

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