Como ligar dois compressores juntos?
pressure gauge image by Warren Millar from Fotolia.com
Os sistemas pneumáticos não são nada orgânicos, tendendo a crescerem e expandirem para incorporar uma maior funcionalidade ao invés de serem substituídos por um sistema mais poderoso. Isso ocorre especialmente com os compressores de ar; aquele comprado a cinco anos atrás pode continuar funcionando perfeitamente bem, mas talvez seja muito pequeno para atender as suas necessidades. A ligação de dois compressores de ar é muito simples, exigindo apenas uma mangueira e alguns acessórios especiais.
Step 1
Segure um encaixe macho de desconexão rápida de modo que a rosca esteja de frente para você. Enrole a fita teflon ao redor da rosca três vezes no sentido horário. Repita o processo com os seus outros dois encaixes macho, a válvula de retenção e o encaixe de tubulação NPT. Se o seu encaixe usa uma saída macho, enrole a rosca com três camadas de fita teflon.
Step 2
Encaixe dois dos seus três desconectores no adaptador ou no coletor. Adaptadores e coletores são a mesma coisa, exceto que os coletores usam válvulas e alavancas integradas que permitem interromper o fluxo de ar de um ou mais compressores. Aperte os conectores com uma chave inglesa.
Step 3
Encaixe a válvula de retenção no encaixe de quatro vias, orientando-a de modo que a seta nos pontos laterais fique direcionada para você. Se a sua válvula não tiver essa seta, instale-a de modo que a lateral com os pontos visíveis do rolamento fique longe do encaixe. Aperte o encaixe para baixo. Instale o terceiro conector na válvula de retenção.
Step 4
Conecte a mangueira de saída do seu compressor menos potente ao conector ligado a válvula de retenção, e conecte a linha de saída ao bico oposto a ela. A válvula de retenção evitará que o compressor mais potente realimente a pressão através do compressor menor, causando a explosão do mesmo.
Step 5
Conecte a saída de pressão do ar ao terceiro conector e ligue o compressor mais potente. Monitore o medidor de pressão no compressor menor; se ela subir, a sua válvula de retenção não está funcionando ou não está orientada na posição correta. Se a pressão ficar no zero, ative o compressor menos potente. Despeje um pouco de água com sabão no seu encaixe de quatro vias para verificar se há vazamentos.
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Referências
Dica
- Você pode estar se perguntando por que se dar ao trabalho de comprar um conector de quatro vias se tampará a outra conexão com um plugue NPT. Como foi dito antes, os sistemas pneumáticos tendem a evoluir com o tempo, assim o encaixe extra pode ser útil se decidir adicionar um outro compressor ou linha de saída.
- Talvez se contente com uma única válvula de retenção de uma via se um dos seus compressores for significativamente superior ao outro, mas deverá usar dois se estiver usando um par de compressores muito parecidos.
- Uma outra maneira de fazer isso é ligar os seus compressores usando um coletor maior -- um coletor muito maior, na forma de uma tanque de ar central com três saídas e entradas. Esse tanque dará mais volume ao sistema, estabilizando-o e reduzindo as chances de um incidente.
Sobre o Autor
Richard Rowe has been writing professionally since 2007, specializing in automotive topics. He has worked as a tractor-trailer driver and mechanic, a rigger at a fire engine factory and as a race-car driver and builder. Rowe studied engineering, philosophy and American literature at Central Florida Community College.
Créditos Fotográficos
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