Como limpar um forno a lenha de ferro fundido

••• wood burning stove image by Paula Gent from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Fornos a lenha de ferro fundido são fontes de calor de qualidade para muitas casas. Como outros aparelhos domésticos, os fogões a lenha devem passar por manutenção regular. Quando estão limpos, eles operam de forma mais eficiente do que os fornos que não receberam a atenção adequada. Com um pequeno investimento de tempo e mão na massa, até o fogão a lenha mais utilizado pode parecer novo.

Passo 1

Retire as grelhas e todos os acessórios adicionais do fogão.

Passo 2

Separe as grelhas e outros acessórios para a limpeza.

Passo 3

Use a lavadora de alta pressão para limpar rapidamente as grelhas e outros acessórios do fogão. Um balde de água morna com uma colher de sopa de detergente líquido suave e uma escova de cerdas duras podem agir como substitutos da lavadora.

Passo 4

Deixe a grelha e os acessórios secarem ao ar livre.

Passo 5

Use um aspirador para remover todos os resíduos e cinzas do interior do forno a lenha de ferro fundido.

Passo 6

Inspecione o fogão procurando por quaisquer sinais de depósitos de cálcio ou ferrugem. Esfregue o local delicadamente com uma lixa em um movimento circular para remover o cálcio e a ferrugem.

Passo 7

Adicione uma colher de sopa de detergente líquido suave para um balde de água morna. Encha um segundo balde com água limpa e morna para enxaguar.

Passo 8

Mergulhe a escova de cerdas duras no balde com água e sabão.

Passo 9

Esfregue o forno começando do seu interior. Trabalhe em pequenas áreas esfregando com uma escova e enxaguando com água limpa e panos.

Passo 10

Deixe-o secar completamente.

Passo 11

Aplique um polidor ou tinta de alta temperatura à superfície lisa e sem revestimento do ferro fundido de acordo com as instruções do fabricante. Isso dará ao fogão um novo aspecto.

Passo 12

Coloque as grelhas e todos os outros acessórios de volta.

Mais recentes

×