Como limpar portas venezianas de armários de madeira

••• fenêtre tatouée image by rachid amrous-spleen from Fotolia.com

Portas venezianas são normalmente feitas de madeira, mas também estão disponíveis em outros materiais, com os poliméricos. As venezianas são frequentemente descritas pela largura das ripas -- tamanhos comuns são entre 5 cm e 7,5 cm. Como essa peças são inclinadas e têm ripas próximas uma das outras, a poeira pode se acumular facilmente. O design das venezianas leva a um trabalho extra de limpeza e exige ferramentas idealmente projetadas para essa finalidade.

Passo 1

Retire a poeira das venezianas abrindo-as completamente para que as vigas fiquem horizontais. Fique em um lado da porta e limpe cada ripa completamente, uma por vez, com um espanador portátil -- preferivelmente um contendo um pano de fibra magnética. Panos descartáveis são facilmente encontrados em supermercados e outras lojas e funcionam bem. Limpe com um movimento circular rápido.

Passo 2

Vá para o outro lado da porta e repita o procedimento. Passe o pano pelos lados das venezianas também. Considere usar uma máscara para controlar alergias se a poeira afetar sua saúde.

Passo 3

Observe as venezianas e determine se apenas a retirada da poeira é tudo de que elas precisam. Se ainda for necessária uma limpeza mais completa, use um limpador de madeira em spray. Não confunda esse produto com um polidor para madeira: o spray é feito para limpar a superfície, não apenas poli-la. Segure a garrafa a aproximadamente 15 cm de distância da madeira e pulverize suavemente com espirradas rápidas. Evite aplicar o limpador em excesso.

Passo 4

Limpe uma viga por ver, pulverizando e limpando com um pano. Após retirar o produto, passe uma toalha branca sem fiapos entre as fendas. Deslize a toalha para frente e para trás, segurando cada ponta, movendo-a sobre cada viga conforme trabalha por toda a porta.

Mais recentes

×