Como limpar e restaurar panelas de ferro fundido
Image by Tim & Mary Vidra
Cozinhar em panelas de ferro fundido é considerado excelente por causa da capacidade delas de distribuir o calor por igual no preparo dos alimentos sempre que usadas. Se você encontrar um utensílio de cozinha de ferro fundido ou tiver uma antiguidade de família que parece não estar em seu melhor estado, pode restaurá-los para suas condições originais e deixá-los prontos para uso.
Materiais necessários
- Conjunto para limpeza de forno
- Papel alumínio
- Luvas à prova de calor
- Balde ou bacia grande o suficiente para conter panelas
- Água
- Vinagre branco destilado
- Uma colher de sopa de detergente lava-louças
- Esponja e lã de aço fina (opcional)
- Papel toalha ou pedaço de pano
- Óleo de amendoim
Começando
Image by Tim & Mary Vidra
Essas panelas clássicas realmente passam no teste do tempo. Procure as opções mais sujas e baratas em brechós ou salvas por um membro da família que ficou com os remanescentes menos desejáveis das aventuras culinárias do passado.
Passo 1
Image by Tim & Mary Vidra
Estenda uma camada de papel alumínio na grelha mais baixa do forno. Coloque a panela de cabeça para baixo na grelha de cima. O papel alumínio vai captar toda a crosta agarrada à panela, facilitando a limpeza para você.
Passo 2
Image by Tim & Mary Vidra
Ative a função de limpeza no fogão e espere o ciclo completar para ver o resultado. Se seu forno não tiver um sistema autolimpante, aqueça-o a 220 ºC e comece a conferir a panela após duas horas. Remova-a do forno quando o ciclo estiver completo e ela tiver esfriado. Seu aspecto ainda será bem enferrujado, mas a maior parte da crosta terá saído nesse estágio.
Passo 3
Image by Tim & Mary Vidra
Mergulhe a panela em partes iguais de água e vinagre branco, terminando com uma colher de sopa de detergente de louças. Deixe-a nesse banho por três horas.
Passo 4
Image by Tim & Mary Vidra
Retire a panela e enxágue-a bem, removendo a sujeira remanescente com papel toalha ou um pedaço de pano até que fique completamente seca.
Passo 5
Image by Tim & Mary Vidra
A panela agora está pronta para receber os temperos. Temperar é a ação de criar uma superfície que não deixe os alimentos grudarem e, se bem executada, a camada assim obtida durará muito tempo.
Unte a panela toda, por dentro e por fora, com óleo de amendoim, para formar uma camada.
Passo 6
Image by Tim & Mary Vidra
Coloque a panela na grelha de cima do forno de cabeça para baixo e aqueça-o a 180 ºC por uma hora. Esse processo permite que os poros da panela se abram e absorvam o óleo, fechando-se novamente para retê-lo quando o ferro esfriar. Após remover a panela do forno, ela terá aquele brilho clássico e estará pronta para o uso.
Antes e depois
Image by Tim & Mary Vidra
Usando esse método, você pegará uma panela que parecia destinada à lata de lixo e a transformará em um utensílio de cozinha belamente restaurado, cheio de história para contar e pronto para ser exibido. Isso mostra como essas peças atemporais de cozinha realmente são, principalmente quando bem cuidadas.
Mais Artigos
Sobre o Autor
Mary and Tim Vidra, the creative couple behind the lifestyle blog 17Apart.com, live and work in Richmond, Virginia. Both do-it-yourselfers by nature, they are continually in search of simple solutions for living more sustainably — sharing their ideas, tips and tricks for DIY home decor, urban gardening and cooking.
Créditos Fotográficos
Image by Tim & Mary Vidra