×
Loading ...

Lista de compositores clássicos do século 20

O século 20 trouxe um estilo mais dissonante para o mundo da música clássica. O minimalismo, o experimentalismo, o modernismo e até mesmo o futurismo foram os principais componentes dos anos 1900. Os muitos compositores proeminentes são o suficiente para encher uma enciclopédia, mas existem cinco extraordinários que moldaram o século.

Lista de compositores clássicos do século 20 (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Igor Stravinsky

Influenciado pelo futurismo, Igor Stravinsky trouxe sons primitivos ousados à sua cena clássica. Seu famoso balé "The Rite of Spring" até causou tumultos depois que as pessoas o ouviram em Paris. A revista Time nomeou-o uma das 100 pessoas mais influentes do século. Stravinsky é conhecido como o primeiro grande compositor do século 20, um mestre do neoclassicismo e uma influência primordial de como o resto do século tocaria no mundo da música clássica.

Loading...

Leonard Bernstein

Talvez o mais famoso maestro de música clássica moderna, Leonard Bernstein foi o diretor musical da Filarmônica de Nova York por décadas. Ele escreveu músicas para orquestras, filmes e musicais, sendo a mais popular "West Side Story". Ele recebeu vários prêmios Grammy pelos seus trabalhos.

John Cage

Com uma difícil paleta de trabalho, até mesmo para alguns puristas clássicos, John Cage é o paradigma da música clássica experimental. Sua obra mais famosa é "4'33", em que os músicos seguram seus instrumentos prontos para tocar, mas nunca produzem um som. Cage também era um filósofo, que acreditava que a música estava por todo lado, não era algo que podia ser determinada por sentimentalismos ocidentais. Seu hiperminimalismo mais tarde influenciou compositores como Philip Glass e pioneiro da música eletrônica Brian Eno.

Aaron Copland

Aaron Copland é um compositor norte-americano que ficou famoso por combinar estilos clássicos e populares americanos. Sua música transmitia a grande sensação da paisagem ocidental americana. Suas trilhas sonoras de filmes para "Carícia Fatal", "A Estrela do Norte" e "Tarde Demais" são obras notáveis​​.

George Gershwin

Assim como Copland fundiu outro estilo americano com uma música clássica, George Gershwin recorreu ao jazz para as suas composições. Mais conhecido por Rhapsody in Blue, a música de Gershwin era facilmente melódica e ao mesmo tempo complexa no escopo. Ele trabalhou muitas vezes com o seu irmão Ira, um letrista que escrevia principalmente para musicais da Broadway.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...