Lista de vegetais que adoram ácido
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images
O solo ácido é um problema que jardineiros ao redor do mundo precisam enfrentar. Você pode tomar algumas medidas para diminuir o nível de acidez do seu solo aumentando o pH, porém escolher vegetais que adoram ácido é muito mais fácil e barato. Felizmente, enquanto solo ácido não é ideal para muitas plantas, a maioria dos vegetais de jardim se dá bem em solos levemente acidificados.
Solo e pH
O termo "pH" se refere à acidez ou alcalinidade do solo. Solo com um pH 7.0 é considerado neutro. Um pH menor significa que o solo é ácido, enquanto um pH maior indica solo alcalino. Se você está incerto sobre o pH de seu solo, consiga um teste de análise do solo no Departamento de Extensão de uma universidade local. Esse teste também mostra o nível de vários nutrientes presentes na terra.
Vegetais para solos ligeiramente ácidos
Muitos dos vegetais que crescem em jardins mais comuns preferem solos ligeiramente ácidos, com um pH entre 5,5 e 7,0. Entre eles estão feijões, brócolis, repolho, cenouras, salsão e pepinos, assim como pimentões, abobrinhas, milho, tomates e nabos.
Vegetais para solos moderadamente ou fortemente ácidos
Um pH entre 5,5 e 6,5, que é moderadamente ácido, é ideal para endívia, salsinha, ruibarbo e soja. Solos bem ácidos, com um pH entre 4,5 e 5,5, é bom para cultivar batatas doce e rabanetes. Batatas irlandesas crescem bem num pH entre 4,8 e 5,5.
Alterando o pH
Se você possui um solo bastante ácido, é possível aumentar seu pH para torná-lo bom para o cultivo de outros vegetais. O modo mais comum de se fazer isso é adicionando cal ao solo. A cal é composta de carbonato de cálcio, que aumenta o pH neutralizando os ácidos. Caso você possua um solo alcalino e queira diminuir o pH, incorpore um pouco de enxofre à terra.
Referências
Sobre o Autor
Richard Corrigan has been a full-time professional writer since 2010. His areas of expertise include travel, sports and recreation, gardening, landscaping and the outdoors. He earned a Bachelor of Arts in English from SUNY Geneseo in 2009.
Créditos Fotográficos
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images