×
Loading ...

Lista de vegetais que adoram ácido

O solo ácido é um problema que jardineiros ao redor do mundo precisam enfrentar. Você pode tomar algumas medidas para diminuir o nível de acidez do seu solo aumentando o pH, porém escolher vegetais que adoram ácido é muito mais fácil e barato. Felizmente, enquanto solo ácido não é ideal para muitas plantas, a maioria dos vegetais de jardim se dá bem em solos levemente acidificados.

Tomates estão entre os muitos vegetais que preferem solos ligeiramente ácido. (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Solo e pH

O termo "pH" se refere à acidez ou alcalinidade do solo. Solo com um pH 7.0 é considerado neutro. Um pH menor significa que o solo é ácido, enquanto um pH maior indica solo alcalino. Se você está incerto sobre o pH de seu solo, consiga um teste de análise do solo no Departamento de Extensão de uma universidade local. Esse teste também mostra o nível de vários nutrientes presentes na terra.

Loading...

Vegetais para solos ligeiramente ácidos

Muitos dos vegetais que crescem em jardins mais comuns preferem solos ligeiramente ácidos, com um pH entre 5,5 e 7,0. Entre eles estão feijões, brócolis, repolho, cenouras, salsão e pepinos, assim como pimentões, abobrinhas, milho, tomates e nabos.

Vegetais para solos moderadamente ou fortemente ácidos

Um pH entre 5,5 e 6,5, que é moderadamente ácido, é ideal para endívia, salsinha, ruibarbo e soja. Solos bem ácidos, com um pH entre 4,5 e 5,5, é bom para cultivar batatas doce e rabanetes. Batatas irlandesas crescem bem num pH entre 4,8 e 5,5.

Alterando o pH

Se você possui um solo bastante ácido, é possível aumentar seu pH para torná-lo bom para o cultivo de outros vegetais. O modo mais comum de se fazer isso é adicionando cal ao solo. A cal é composta de carbonato de cálcio, que aumenta o pH neutralizando os ácidos. Caso você possua um solo alcalino e queira diminuir o pH, incorpore um pouco de enxofre à terra.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...