×
Loading ...

Como se livrar das algas em galões de 20 litros de água

As algas são plantas primitivas que se desenvolvem em locais onde a água fica em contato direto com a luz do sol. Como elas crescem rapidamente, podem aparecer até mesmo em garrafas de água, especialmente nos galões de 20 litros usados em bebedouros. A água nesses galões pode ficar parada por muito tempo e, se o bebedor estiver em um local que pegue luz do sol, poderá se tornar o local perfeito para o crescimento de algas. É importante manter esses galões limpos e desinfetados para garantir a segurança da água e a saúde das pessoas que a bebem.

Instruções

Garrafões de água apresentam um ambiente ideal para o crescimento de algas (cooler image by terex from Fotolia.com)
  1. Procure por acúmulos de algas no garrafão. Veja se existem partículas verdes flutuando na água ou presas nas laterais de plástico. Se encontrar algum sinal de alga no garrafão, é importante garantir que ele seja limpo e a água esteja segura para beber.

    Loading...
  2. Sacuda o garrafão para agitar a água e soltar qualquer alga que tenha crescido dentro dele. Se o galão estiver vazio, coloque um pouco de água dentro dele para ajudar a soltar as algas. Depois, remova toda a água do galão.

  3. Encha o garrafão quase até a boca, adicionando 1/3 de xícara de alvejante de cloro para cada 4 litros de água. Para facilitar a mistura, coloque a água e o alvejante alternadamente até que o galão esteja quase cheio. É importante deixar alguns centímetros sem água para permitir a entrada de ar.

  4. Feche a tampa do garrafão e chacoalhe para que o alvejante fique bem diluído na água. Para garantir que a solução encoste em todas as superfícies do galão, mexa em diversas direções enquanto ele estiver sendo chacoalhado.

  5. Coloque o garrafão em uma superfície protegida da luz do sol. Deixe a solução no galão por 30 minutos. A solução pode ficar no galão por mais tempo, mas 30 minutos são o suficiente para que o alvejante mate todas as algas.

  6. Esvazie o garrafão e enxague-o com água fresca para remover todos os resíduos de alvejante. Talvez seja necessário que enxague o galão diversas vezes até que todos os traços do cloro tenham sido removidos.

  7. Vire o garrafão de cabeça para baixo em uma toalha ou pia e escore-o, para que fique nessa posição invertida. Deixe o galão secar completamente. Encha-o novamente com água e volte a usar regularmente.

  8. Cheque o garrafão pelo menos uma vez por semana para ver se houve crescimento de algas.

Loading...

Dicas

  • Use luvas e óculos de proteção quando estiver lidando com alvejante de cloro.
  • Abra as janelas e portas para ventilar o ambiente e evitar a inalação dos vapores do cloro.
  • Não misture cloro com amônia ou qualquer outro tipo de limpador.

O que você precisa

  • Alvejante de cloro
  • Água

Referências

Loading ...
Loading ...