Como fazer máscaras de argila

••• NA/AbleStock.com/Getty Images

Máscaras de argila têm sido feitas desde a antiguidade, por diferentes motivos. A argila era moldada na forma do rosto de um indivíduo para máscaras de mortos e usadas para produções teatrais, por gregos. Culturas tribais da África usavam máscaras de argila para cerimônias espirituais e para assustar inimigos. A pintura nas máscaras refletia seu propósito. Essas máscaras usadas em teatro deviam ser pintadas de branco ou preto, deixando a personagem para o ator interpretar. Máscaras para cerimônias seriam decoradas ricamente ou na imagem do deus ou espírito representado. Máscaras assustadoras deveriam ser pintadas em cores brilhantes com características marcantes.

Passo 1

Para fazer a máscara de argila, comece comprando argila em qualquer loja de artesanato. Enrole a argila para formar uma bola e amasse-a, deixando a forma de um rosto oval. Faça o nariz no centro do rosto. Faça dois olhos, um em cada lado do nariz, moldando a forma com seus dedos. Faça um risco para a boca ou forme dois lábios de argila e molde-os na forma de uma boca.

Passo 2

Deixe a máscara secar e pinte-a com um cor para o fundo do rosto. Ela pode ser branca, vermelho ou pêssego, realística ou caprichoso.

Passo 3

Pinte os detalhes com os pincéis e as tintas acrílicas. Se quiser que a máscara seja realista, trabalhe usando a foto de alguém que esteja modelando, para aperfeiçoar os detalhes e as cores. Pinte as sobrancelhas, os olhos, os lábios e adicione um toque vermelho às bochechas. Se quiser que a máscara seja mais detalhada, pinte padrões ou figuras no fundo.

Passo 4

Coloque penas, pedaços de pano ou fios nas laterais externas da máscara, antes de secar, ou cole-os na máscara seca. Os materiais também podem ficar no cabelo.

Mais recentes

×