Como fazer as medições para obter a cúpula correta

••• lamp image by Dmitry Veryovkin from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Um abajur pode ser um ótimo complemento de decoração para um cômodo. Você poderá decorá-lo inteiramente baseado no seu abajur favorito ou encontrar um que irá combinar com a decoração existente. Entretanto, um problema que você poderá ter, é combinar a base do abajur com a cúpula. Nesse caso, você precisará tirar algumas medidas, começando com a cúpula.

Passo 1

Posicione a fita métrica na parte superior central da cúpula. Você deverá medir de um lado ao outro em centímetros, para conseguir a medida da parte superior.

Passo 2

Repita esse processo na parte inferior da cúpula para conseguir sua medida em centímetros. A maioria das cúpulas para abajures de mesa terão a medida da parte inferior de 40 cm ou menos. Já as luminárias de chão terão 45 cm ou mais.

Passo 3

Coloque a fita métrica na parte inferior da cúpula para medir a inclinação. Note que essa altura não é a da cúpula. Você quer ter certeza de que está medindo em uma linha reta, do topo para o fim, onde a cúpula dobra-se para dentro.

Passo 4

Use essas medidas para encontrar a base correta para seu abajur. De modo geral, o comprimento da inclinação da cúpula deve ser de cerca de 3/4 da altura total da base. A medida inferior da cúpula deve ser maior do que a largura total da base. Além disso, a medida da base, do começo até o soquete da lâmpada, deverá ser do mesmo tamanho que a medida inferior da cúpula.

Mais recentes

×