Como medir a condutividade da água com um multímetro
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images
Aprenda a medir a condutividade da água como um teste de sua pureza. A condução de eletricidade na água se torna possível devido às impurezas tais como metais que lá estão presentes. A unidade padrão de medida de condutividade é microsiemens por centímetro. Por exemplo, a maioria dos peixes nos Estados Unidos prosperam em água com uma condutividade de 150 a 500 microsiemens por centímetro, ao passo que os rios têm uma gama de condutividade entre 50 e 1500 microsiemens por centímetro. A condutividade está relacionada com a resistência ao fluxo da corrente da água.
Step 1
Despeje a água a ser testada na assadeira de vidro.
Step 2
Ligue o multímetro digital e, em seguida, mude seu disco de medição para a definição de resistência. A resistência é denotada pela letra grega maiúscula "ômega". Ômega é o símbolo para o ohm, que é a unidade de medida da resistência.
Step 3
Conecte os fios vermelho e preto do multímetro em seus portos positivos e negativos, respectivamente. Toque os fios na água em extremidades opostas do lado mais largo da assadeira. Veja a resistência em ohms que aparece na tela. Para esse exemplo, suponha uma resistência de 33 ohms.
Step 4
Meça o comprimento, a largura e a profundidade da assadeira em centímetros. Por exemplo, use um comprimento de 30 cm, uma largura de 15 cm e uma profundidade de 3 cm.
Step 5
Multiplique a largura pela profundidade para obter a área dos lados da assadeira em centímetros quadrados. Executar esta etapa, para o exemplo, nos leva a 15 cm vezes 3 cm, ou de uma área de 45 cm quadrados.
Step 6
Divida o comprimento pelo produto da resistência com a área para chegar à condutividade em unidades de siemens por metro. Esta etapa, para o exemplo, nos leva a 30 centímetros divididos por 33 ohms vezes 45 centímetros quadrados, ou uma condutividade de 0,02 siemens por metro. A unidade em siemens equivale a um dividido pela resistência.
Step 7
Converta a condutividade para microsiemens por centímetro multiplicando-a por 10.000. O prefixo "micro" significa um milionésimo de um siemens. Finalizando o exercício, você tem 0,02 vezes 10.000, ou uma condutividade de 202 microsiemens por cm de água. Esse valor está no intervalo habitável por alguns tipos de peixes.
Referências
- EPA: Water: Monitoramento e determinação da condutividade [em inglês]
- Georgia State University: Resistência e condutividade [em inglês]
- "Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics"; Raymond A. Serway, et al.; 2009 [em inglês]
Dica
- Use unidades métricas no cálculo da condutividade para obter resultados corretos.
Sobre o Autor
William Hirsch started writing during graduate school in 2005. His work has been published in the scientific journal "Physical Review Letters." He specializes in computer-related and physical science articles. Hirsch holds a Ph.D. from Wake Forest University in theoretical physics, where he studied particle physics and black holes.
Créditos Fotográficos
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images