×
Loading ...

Como medir a quantidade de energia coletada por painéis solares

Atualizado em 23 março, 2017

A maioria dos painéis solares que você compra nas lojas são rotulados com a quantidade de energia que podem produzir. Essa etiqueta indica a potência de pico do painel, o que significa a potência máxima de Watt que eles são capazes de gerar quando expostos à plena luz solar. Se você quiser confirmar os dados declarados pelo fabricante do painel solar ou se o rótulo estiver faltando, meça o valor de saída com a ajuda de um pequeno experimento.

Instruções

Saiba quanta energia um painel solar pode produzir (solar battery image by Tomasz Plawski from Fotolia.com)
  1. Consiga quatro resistores de potência com diferentes valores (por exemplo, 100, 50, 25, 3 Ohms).

    Loading...
  2. Calcule a voltagem entre os diferentes resistores. Coloque os valores em uma tabela. É necessário medir a corrente (medida como o valor da tensão/ resistência), bem como a potência de saída (medida como voltagem x corrente calculada). Por exemplo, se desenhar uma tabela, você fará quatro colunas de resistência, voltagem, corrente e potência. Digamos que você use um resistor de 100 Ohms, e consegue a voltagem de 28,8 e 0,29 de corrente. A energia gerada é de 8,30 Watts. Da mesma forma, se você usar um resistor de 25 Ohm, a tensão e a corrente produzida será de 22,5 e 0,90 respectivamente. A energia produzida nesse caso é de 20,25 Watts.

  3. Trace um gráfico da voltagem medida e da corrente calculada, mantendo a voltagem no eixo Y (de baixo para cima) e a corrente no eixo X (da esquerda para a direita). Localize o centro da curvatura da curva. Esse ponto médio é o ponto de funcionamento do painel, o que significa que o painel solar está no pico de sua potência e gera uma saída máxima nesse ponto.

  4. Multiplique os valores da corrente e voltagem no ponto de operação. Isso irá calcular o pico da potência de cada painel.

Loading...

O que você precisa

  • Quatro resistores de potência com valores diferentes

Referências

Loading ...
Loading ...