A maioria dos painéis solares que você compra nas lojas são rotulados com a quantidade de energia que podem produzir. Essa etiqueta indica a potência de pico do painel, o que significa a potência máxima de Watt que eles são capazes de gerar quando expostos à plena luz solar. Se você quiser confirmar os dados declarados pelo fabricante do painel solar ou se o rótulo estiver faltando, meça o valor de saída com a ajuda de um pequeno experimento.
Instruções
-
Consiga quatro resistores de potência com diferentes valores (por exemplo, 100, 50, 25, 3 Ohms).
Loading... -
Calcule a voltagem entre os diferentes resistores. Coloque os valores em uma tabela. É necessário medir a corrente (medida como o valor da tensão/ resistência), bem como a potência de saída (medida como voltagem x corrente calculada). Por exemplo, se desenhar uma tabela, você fará quatro colunas de resistência, voltagem, corrente e potência. Digamos que você use um resistor de 100 Ohms, e consegue a voltagem de 28,8 e 0,29 de corrente. A energia gerada é de 8,30 Watts. Da mesma forma, se você usar um resistor de 25 Ohm, a tensão e a corrente produzida será de 22,5 e 0,90 respectivamente. A energia produzida nesse caso é de 20,25 Watts.
-
Trace um gráfico da voltagem medida e da corrente calculada, mantendo a voltagem no eixo Y (de baixo para cima) e a corrente no eixo X (da esquerda para a direita). Localize o centro da curvatura da curva. Esse ponto médio é o ponto de funcionamento do painel, o que significa que o painel solar está no pico de sua potência e gera uma saída máxima nesse ponto.
-
Multiplique os valores da corrente e voltagem no ponto de operação. Isso irá calcular o pico da potência de cada painel.