×
Loading ...

Melatonina e crescimento de pelos em cães

A alopecia canina, ou perda dos pelos, é às vezes tratada com o uso de melatonina, uma substância que ocorre naturalmente no organismo canino como uma resposta à escuridão e durante o sono. Também é possível que a melatonina seja usada para estimular o crescimento do pelo de um cão em casos de alopecia.

A melatonina pode ajudar seu cão e recuperar os pelos perdidos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Causas da alopecia canina

Existem diversas formas de alopecia canina. A perda pode ser temporária, causada por mordidas e arranhões em uma área irritada ou infectada por doenças ou parasitas. Também existe a alopecia endócrina, resultado de um desequilíbrio hormonal por condições como a Doença de Cushing ou hipotireoidismo. Segundo o site do Centro de Medicina Veterinária Mar Vista, a alopecia X é o terceiro tipo de calvície, caracterizada pela impossibilidade de determinar uma causa específica para a perda de pelos.

Loading...

Propriedades da melatonina

A melatonina pode ter um efeito sedativo em cães, mesmo que não estejam sendo tratados para problemas de sono. Ela age lentamente, com resultados começando a aparecer depois de um mês. Depois que a melatonina já foi utilizada para tratar perda de pelos, os tratamentos futuros com essa substância podem não ser tão eficazes.

Tipos de melatonina

A melatonina é produzida pela glândula pineal, e seus níveis no organismo variam durante o dia inteiro, porém atingem o pico na hora que o cão vai dormir. Segundo a Mayo Clinic, a melatonina sintética é comercializada em forma de medicamentos para tratamento em desordens do sono em humanos.

Disponibilidade

Comprimidos de melatonina podem ser comprados sem prescrição em lojas de produtos naturais, enquanto suas outras formas, como implantes e injeções, só podem ser utilizadas através de aplicação e prescrição de um veterinário.

Melatonina e alimentos

Segundo o Dr. Rüdiger Hardeland e o biólogo S.R. Pandi-Perumal, "a maioria dos vegetais, frutas, nozes e cereais possuem quantidades relevantes de melatonina", porém alguns estudos levantaram dúvidas sobre o valor da melatonina presente em alimentos quando estes são preparados sob certas condições. Existem controvérsias sobre a eficácia real da ingestão da substância na dieta para motivos terapêuticos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...