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Métodos de concentração e treino para prática de dardos

Os desafios mentais de foco e concentração são importantes em qualquer esporte, mas com um jogo como os dardos, onde o menor desvio do alvo pretendido pode significar a diferença entre um tiro perfeito e o desperdício de um, manter a concentração é mais do que a metade da batalha. Praticar regularmente as técnicas de concentração podem fazer uma enorme diferença na sua capacidade de se concentrar no jogo.

Conseguir um tiro perfeito é um desafio tão mental quanto físico (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Centro perfeito

Com qualquer esporte de alvo, o desafio é se concentrar nele e deixar a memória muscular entregar o projétil corretamente. Se você tentar se concentrar e controlar conscientemente o movimento do seu corpo, o seu lance não será fluido. Ao focalizar o alvo é importante apontar não apenas no setor da placa que você quer atingir, mas no centro perfeito dessa seção. Você pode se preparar para isso ficando a poucos metros do quadro e concentrando-se em um pequeno detalhe no centro da seção que você quer atingir, um buraco deixado por um dardo, por exemplo. Dê um passo para trás, mantendo o foco nesse local. Depois de alguns minutos, dê mais um passo para trás, ainda mantendo o foco nesse local. Repita esse procedimento até que você esteja na linha de lançamento e mantenha o local de destino no seu foco durante o tempo que você puder.

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Entrando em concentração

Durante um longo jogo será quase impossível manter a sua concentração o tempo inteiro. O que é importante é a capacidade de ir rapidamente de um estado de espírito de distraído a focado, quando for a sua vez de jogar. Para construir essa capacidade pratique a cada dia, concentre-se no pensamento de três dardos pousando um após o outro no ponto desejado. Mantenha sua concentração nisso por tanto tempo for possível, em seguida, ligue a TV com o som alto por dois minutos, desligue-a e volte a se concentrar na imagem do dardos pousando. Repita esse procedimento até que você possa mover-se entre os estados mentais com facilidade.

Exercícios de respiração

A maneira mais simples e mais comum de superar os nervos e a perda de concentração é através do foco na respiração. Simplesmente feche os olhos e se concentre em respirar profunda e lentamente, concentrando-se mais em relaxar na expiração do que na profundidade da respiração. Com a expiração, sinta a tensão nos músculos ir embora. Respirar profundamente três vezes antes de começar a sua jogada levará ao hábito de foco e concentração.

Superando a "dartitis"

Alguns jogadores de alto nível, como o pentacampeão mundial Eric Bristow, foram vítimas de uma condição psicológica conhecida como "dartitis", o que torna difícil para os jogadores largarem o dardo no ponto de lançamento. Os jogadores conseguiram superar este problema de várias formas, muitas vezes , aprendendo a sincronizar a respiração para o lançamento do dardo. No entanto, outras soluções, mais a longo prazo, também pode ser necessárias, como a melhoria da dieta e estilo de vida e, por vezes, a mudança do olho oposto que você usa para alinhar o tiro. Muitos jogadores podem sofrer de versões mais leves dessa condição e pode valer a pena investigar qualquer uma ou todas essas abordagens para ajudar a aliviar a tensão geral quando se joga, melhorando assim seu desempenho.

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Referências

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