Como controlar a respiração durante as flexões
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A falta de controle da respiração durante a execução de flexões, geralmente indica a falta de preparo físico adequado. Quando a respiração está fora de sincronia com os movimentos deste exercício, tende-se a apressar sua execução e desenvolver-se de forma superficial, o que pode resultar em menor eficácia e até causar lesões. As regras para respiração durante um treinamento de resistência como as flexões são bastante simples. Sempre que se exerce força positiva (neste caso, empurrando para cima), expire. Sempre que se aplica força negativa (descendo), inspire.
Step 1
Deite-se no chão, de bruços. Coloque as mãos para o lado do corpo, palmas para baixo, paralelas a seus ombros. Mantenha o corpo firme e reto, conforme se equilibra nos dedos dos pés.
Step 2
Respire fundo, em seguida, lenta e controladamente estenda os braços completamente (sem bloquear os cotovelos), empurrando para cima, conforme exala. Permita que o comprimento de sua subida coincida com a duração da expiração.
Step 3
Descanse por uma fração de segundo, juntamente com a pausa natural de sua respiração, mantendo-se na posição de subida.
Step 4
Inale, conforme se abaixa lenta e controladamente, até que seu peito esteja a aproximadamente 5 centímetros do chão. Permita que o comprimento de sua descida coincida com a duração de sua expiração.
Step 5
Descanse por uma fração de segundo, junto com a pausa natural de sua respiração, mantendo-se na posição de descida.
Step 6
Repita a sequência. Inspire. Descanse, com pausa na respiração. Expire. Descanse, com pausa na respiração. Realize uma série de cinco ou de dez, conforme o seu nível de aptidão. Atente para manter os movimentos e a respiração lentos e ponderados. Permita que sua mente e corpo entrem em sincronia com o ritmo adequado deste exercício.
Step 7
Aumente o ritmo das flexões aos poucos, a cada série executada com sucesso. A taxa máxima do exercício não deve exceder a taxa em que se pode completar confortavelmente uma respiração profunda.
Referências
Recursos
Dica
- Invista em qualidade ao invés de quantidade. Se o máximo permitido pelo seu corpo é de uma ou duas flexões executadas de forma correta, antes da exaustão, não há problemas. É apenas o começo. É melhor investir nessas duas execuções com qualidade em vez de forçar uma série maior de forma errada. Esta "forma errada" é a porta de entrada para a respiração inadequada. Então, se é preciso descansar os músculos um ou dois minutos antes de retomar o treino, faça-o. Seja paciente consigo mesmo. Sua capacidade de realizar mais flexões da maneira correta irá aumentar conforme a persistência na prática.
Sobre o Autor
Maya Austen began freelance writing in 2009. She has written for many online publications on a wide variety of topics ranging from physical fitness to amateur astronomy. She's also an author and e-book publisher. Austen has a Bachelor of Arts in communications from the New England Institute of Art and currently lives in Boston, Mass.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images