Como controlar a respiração durante as flexões

Respire de forma adequada durante as flexões de braço

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A falta de controle da respiração durante a execução de flexões, geralmente indica a falta de preparo físico adequado. Quando a respiração está fora de sincronia com os movimentos deste exercício, tende-se a apressar sua execução e desenvolver-se de forma superficial, o que pode resultar em menor eficácia e até causar lesões. As regras para respiração durante um treinamento de resistência como as flexões são bastante simples. Sempre que se exerce força positiva (neste caso, empurrando para cima), expire. Sempre que se aplica força negativa (descendo), inspire.

Step 1

Deite-se no chão, de bruços. Coloque as mãos para o lado do corpo, palmas para baixo, paralelas a seus ombros. Mantenha o corpo firme e reto, conforme se equilibra nos dedos dos pés.

Step 2

Respire fundo, em seguida, lenta e controladamente estenda os braços completamente (sem bloquear os cotovelos), empurrando para cima, conforme exala. Permita que o comprimento de sua subida coincida com a duração da expiração.

Step 3

Descanse por uma fração de segundo, juntamente com a pausa natural de sua respiração, mantendo-se na posição de subida.

Step 4

Inale, conforme se abaixa lenta e controladamente, até que seu peito esteja a aproximadamente 5 centímetros do chão. Permita que o comprimento de sua descida coincida com a duração de sua expiração.

Step 5

Descanse por uma fração de segundo, junto com a pausa natural de sua respiração, mantendo-se na posição de descida.

Step 6

Repita a sequência. Inspire. Descanse, com pausa na respiração. Expire. Descanse, com pausa na respiração. Realize uma série de cinco ou de dez, conforme o seu nível de aptidão. Atente para manter os movimentos e a respiração lentos e ponderados. Permita que sua mente e corpo entrem em sincronia com o ritmo adequado deste exercício.

Step 7

Aumente o ritmo das flexões aos poucos, a cada série executada com sucesso. A taxa máxima do exercício não deve exceder a taxa em que se pode completar confortavelmente uma respiração profunda.

eHow Brasil
×