Como fazer um modelo de eclusa

••• boat in a lock image by Xavier MARCHANT from Fotolia.com

Quando a água tem levações diferentes entre massas de terra, é impossível para os barcos trafegarem por vias naturais. Passagens para baixo trariam extremo perigo em cachoeiras e corredeiras e para cima seriam impedidas pelos mesmo motivos. Eclusas são artefatos da engenharia contruídos para levantar e abaixar barcos em câmaras por uma via aquática e o sistema mais famoso está no Canal do Panamá. O sistema pode ser representado com materiais simples.

Passo 1

Monte os blocos de construção em uma configuração de degraus, larga o suficiente para comportar a parte de baixo de cada caixa de leite e o comprimento das quatro se tocando. Cada camada subsequente deve ter o mesmo comprimento da camada anterior menos uma caixa.

Corte as caixas até uma altura de 10 centímetros e coloque-as nos blocos, na borda de cada degrau para que se toquem. Cada caixa do degrau de cima deve ter cerca de 2,5 centímetros para fora do degrau e sobre a caixa inferior.

Passo 2

Marque cada caixa superior no local onde a caixa de baixo encosta. Faça uma linha horizontal que será o local do portão. Apenas o lado que desce deverá ser marcado ou cortado e apenas as três caixas de cima serão cortadas.

Passo 3

Use uma faca para cortar na linha marcada para uma distância de cerca de 4 centímetros do centro da caixa. Depois, faça um único corte vertical da borda de cima até encontrar o primeiro corte. Isso deixará a terceira parte da abertura sem cortes, como articulação do portão.

Passo 4

Reposicione as caixas sobre os blocos empilhados usando um fino pedaço enrolado de argila nas bases para se certificar de que não escorregarão de cima dos blocos. Com as caixas se tocando e portões virados para o lado da descida, passe a fita adesiva para juntá-los pelas bordas externas.

Passo 5

Passe fita também na abertura dos portões sobre o topo de cada abertura e descendo sobre a caixa anexa. Isso evitará vazamentos.

Passo 6

Enrole três pedaços de argila em finas tiras e aplique-as à borda externa das caixas, na parte cortada dos portões para mantê-los fechados até que esteja na hora de abri-los. Numere as caixas de 1 a 4, com o nº 1 sendo o de baixo e o nº 4 o mais alto.

Passo 7

Coloque a peça de madeira de balsa na caixa nº 1 para representar o barco.

Passo 8

Use o copo de medida para despejar água na caixa nº 1 até o nível da base do portão da caixa nº 2.

Passo 9

Despeje água na caixa nº 2 até que o nível esteja igual à base de seu portão.

Passo 10

Remova a argila do portão da caixa nº 2, abra o portão para dentro dessa caixa e passe o "barco" de madeira pela abertura. Feche o portão e sele-o novamente com a argila. Pode ser que precise secar qualquer respingo no lado de fora da caixa para a argila grudar.

Passo 11

Repita os passos 8 a 10 com as caixas nº 2, 3 e 4 para mover o barco até a caixa nº 4. Encha-a por completo para representar a saída da eclusa.

Passo 12

Faça o processo reverso para ver o barco descer a eclusa usando a pipeta para retirar a água da eclusa de cima até estar nivelada com a inferior e abrindo e fechando os portão conforme avançar.

Mais recentes

×