Como resolver problemas em um sensor TPS

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O sensor de posição do acelerador (TPS) fornece informações fundamentais para a central de injeção do motor. Ela use essas informações para fornecer mais ou menos potência, conforme a vontade do motorista. Muitas vezes, problemas nesse sensor causam hesitação ou engasgos ao acelerar. Verificar o funcionamento desde sensor é muito simples e direto, seguindo os passos abaixo, mesmo que você tenha apenas conhecimentos mínimos de circuitos elétricos ou queira apenas aprender procedimentos básicos de identificação de problemas.

Passo 1

Abra o capô do veículo e encontre o TPS no compartimento do motor. Sua localização mais comum é do lado de fora -- à direita ou à esquerda -- do corpo de borboleta ou do tubo da placa do carburador. Neste lugar, você verá uma pequena caixa preta, com três fios saindo de seu conector.

Passo 2

Solte o conector elétrico do TPS. Ligue a ignição, mas não ligue o motor. Usando um voltímetro, teste os terminais do conector, do lado da central, para confirmar que a tensão apropriada esteja sendo enviada. Encoste a sonda negativa no terra do terminal do conector, que geralmente é o fio preto, e a sonda positiva, vermelha, no fio de tensão de referência do terminal, que geralmente é azul ou cinza. Você deve obter uma medição constante de 5 volts. Se obtiver outro valor, o fio de tensão está aberto ou em curto. Desligue a ignição e reconecte o conector no sensor.

Passo 3

Teste se o TPS está enviando voltagem de sinalização para a central. Insira um pino no fio terra e outro no fio da voltagem de sinal e conecte as sondas do voltímetro aos pinos, usando jacarés. Ligue o motor. Abra e feche a borboleta manualmente enquanto observa o voltímetro. A voltagem deve aumentar gradualmente, entre 1 V e 5 V, e voltar para 1 V. Se oscilar ou não se alterar, substitua o TPS. Após isso, desligue o motor.

Passo 4

Teste a resistência do TPS. Trata-se de um método alternativo para testar um TPS que possua um resistor variável. Desligue o conector do TPS, coloque seu multímetro em Ohm e conecte suas sondas aos contatos de energia e de sinal do sensor. Abra e feche manualmente a borboleta e verifique a resistência exibida no medidor. Ela deve aumentar e diminuir gradualmente, conforme você abre e fecha a borboleta. Se ela mudar abruptamente, não mudar, ou se não houver resistência, substitua o sensor.

Passo 5

Ajuste o sensor, pois alguns modelos precisam ser ajustados periodicamente. Eles possuem alguns parafusos que permitem que sejam girados para serem ajustados corretamente. Conecte o multímetro conforme o passo anterior e gire o sensor até que obtenha a resistência especificada no manual de serviços do seu veículo. Aperte os parafusos e confira a resistência do sensor, conforme o passo anterior.

Passo 6

Ligue o conector do TPS, ligue o motor e verifique a performance do carro.

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